Houve um tempo em que a palavra “empreendedorismo” não fazia parte oficial da língua portuguesa. No entanto, há empreendedores por aí há séculos, contribuindo com mudanças importantes.
Hoje, o termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe. Se identificou?
Legal! Fabiana Kazak, sócia e co-CEO do Be Factory, grupo com atuação na indústria de beleza e bem-estar, que reúne as empresas Be Factory Laboratory, Seven Tech e landê; compartilhou com Focando no positivo o que aprendeu ao longo de uma jornada de 12 anos, iniciada como muitas histórias, algumas de um sucesso gigantesco, outras nem tanto.
Fabiana Kazak iniciou a sua jornada empreendedora aos 12 anos de idade, vendendo acessórios e maquiagens para vizinhas e amigas da escola. Esta experiência despertou dentro dela a vontade de crescer e poder oferecer uma condição de vida melhor para os seus familiares.
Por conta disso, Fabiana atuou em diversos setores até 2011, quando fundou, junto com o seu marido, a sua primeira empresa de cosméticos – a S Professional, empresa líder em seu segmento que domina o mercado internacional de produtos para cabelo e conta com diferentes profissionais e tecnologias para o desenvolvimento de produtos únicos e revolucionários em mais de 72 países.
Confira a seguir as orientações desta empreendedora de sucesso:
1 – Comece com o que você tem.
Não espere estar 100% pronto para começar – você vai construindo durante a jornada e pode ser que nunca esteja 100% pronto.
2- Escolha muito bem quem vai lhe acompanhar nesta jornada.
Os sócios não precisam ter as habilidades que você tem, mas devem ter o mesmo objetivo que você.
3- Sonhe grande, mas comece pequeno.
Quando colocamos o nome Sweet (doce) já imaginávamos um nome fácil de se pronunciar em várias línguas e no mundo todo. Fisicamente ainda estávamos somente em uma garagem.
4- Momentos difíceis vão surgir durante a sua caminhada.
Você vai fracassar muitas vezes, seja forte e não desista, reveja os motivos que fizeram você começar com frequência e não tire os olhos do seu objetivo até conquistá- lo.
5- Invista em você! Aprenda algo novo todos os dias!
Você precisa estar bem para o seu negócio ir bem! Esteja aberto a aprender coisas novas e treinar novas habilidades todos os dias, seja corajoso e vença as suas as suas próprias barreiras.
6- Seja líder, invista em tempo de qualidade com a sua equipe.
Sofra menos, lembre que você é quem deve mostrar o caminho e fortalecer o time, não o contrário.
7- Seja ousado e arrisque-se.
Você deve acreditar mais do que ninguém nas suas ideias, nunca aceite ninguém lhe dizer que algo é impossível! Fale sobre o seu negócio em todas as oportunidades.
8- Vença o orgulho.
Saiba pedir ajuda quando necessário e seja generoso com as pessoas que cruzarem o seu caminho, crie alianças, ensine. Conhecimento compartilhado se multiplica!
9- Busque por inovação.
Estude o seu mercado e veja o que pode fazer de diferente, entenda as necessidades do seu cliente e busque facilitar o seu dia a dia!
10- Não negocie os seus valores e princípios.
Proposta é diferente de propósito. Tudo o que foge disso não vale a pena. Esteja atento para não se perder.
11- Celebre e agradeça as suas vitórias ao longo da caminhada.
Esta celebração é super importante para você ter ânimo para continuar na caminhada e ir construindo os próximos passos!
12-Seja sábio, não só inteligente.
Há doze anos eu não tinha um mentor, nem experiência, nem aprendizados, mas fui inteligente, ajudei a construir uma linda empresa que, além de embelezar e elevar a auto estima de mulheres, sustenta milhares de famílias no mundo todo!
Fui me guiando pelos meus próprios instintos e foi muito bom, mas se tivesse tido a sabedoria de ter mentores, de ter aprendido com os erros e acertos de pessoas que já tinham conquistado o que eu desejava realizar, teria chegado muito mais rápido aos meus objetivos e evitado alguns tombos.
Ter conselhos de mentores é sábio e bíblico, então selecione muito bem com quem você vai se conectar para te ajudar na visão dos novos caminhos
!E que venham os próximos anos e os próximos aprendizados!, finalizou.