Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros.
Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com interesse em investir nesse setor. Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios, em 2022.
Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
“Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares”, explica Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae.
O Instituto Pet Brasil (IPB) divulgou o balanço de 2022, com base no desempenho do mercado pet até 31 de dezembro. O documento aponta que o faturamento do setor cresceu 16,4% em 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões.
Como falar que este mercado não é promissor?
Negócio que segue em alta
A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%, agrega ao lembrar que o Sebrae pode ajudar nos primeiros passos para a abertura de um negócio.
Esse já era um mercado que crescia a percentuais acentuados e a pandemia de Covid-19 turbinou esse aquecimento: as adoções de pet aumentaram 300%.
As famílias com filhos queriam um bicho para entreter os filhos confinados e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia.
Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.
Câmeras de monitoramento para vigiar e até conversar com os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são algumas das apostas do segmento.
Que tal investir nesse mercado que só cresce no Brasil?
Focando no Positivo lista 6 dicas que preparou o Sebrae para ajudar os que buscam empreender no setor de pets.
1- Fique de olho nos custos
É importante montar um quadro de custos com as despesas variáveis, fixas e comerciais. Elas incluem o valor do aluguel, salário de funcionários, despesas de material de escritório, produtos para revenda, impostos e taxas cobradas pelos meios de pagamento.
2- Tenha um diferencial
Para se destacar, a recomendação é ofertar produtos e serviços variados, além de opções que ofereçam comodidade aos clientes, como o e-commerce.
Além do banho e tosa, serviços como creches para animais domésticos, hotéis para pet e espaços petfriendly são muito procurados.
3- Invista em qualidade
Além de oferecer serviços diferentes, é importante prezar pela qualidade, oferecer serviços e produtos quem proporcionem o bem-estar dos animais.
4- Fidelização da clientela
Para que os clientes voltem sempre ao pet shop ou qualquer negócio voltado para animais, o empreendedor pode oferecer descontos, planos mensais e de fidelidade.
5- Divulgação do negócio
Para atrair clientes, é preciso investir em divulgação nas redes sociais e realizar parcerias com clínicas veterinárias e empresas do segmento.
6- Estar atento às exigências legais, normas e decretos
No caso dos pet shops, é necessário seguir algumas normas obrigatórias, como obter um alvará de licença da Vigilância Sanitária.
Além disso, o Sebrae dispõe de centenas de cursos, mentorias, consultorias, vídeos e publicações voltados para diferentes atividades para quem deseja abrir um negócio no segmento de lojas de animais e pet shops. Para saber mais, clique aqui.
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Até a próxima!