O planejamento estratégico da empresa é usado para definir prioridades, concentrar foco e recursos, fortalecer as operações, assegurar que os funcionários estão trabalhando para alcançar os objetivos do negócio e avaliar e ajustar a direção da empresa em resposta a mudanças no mercado.
Ele exige um esforço disciplinado que ajuda a empresa a definir o que ela é, a quem ela atende, o que faz, por que faz e para onde vai no futuro. Seu uso correto não apenas identifica o que é necessário fazer para progredir, mas também como a liderança vai saber que foi bem-sucedido ou exige um redirecionamento.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Ênio Pinto, o planejamento é uma ferramenta crítica de sucesso empresarial, principalmente, considerando um cenário pós-pandemia.
Em entrevista para a Agência Sebrae de Notícias (ASN), ele destacou que nos últimos dois anos, os empreendedores tiveram que se reinventar para enfrentar uma crise sem precedentes. Enio acredita que daqui para frente, os donos de pequenos negócios devem incorporar essa nova atitude na hora de planejar um novo negócio ou redefinir estratégias para aproveitar as oportunidades de mercado.
“Hoje o empreendedor reavalia dia a dia o seu negócio, ouve o seu cliente e se reinventa sistematicamente. É preciso manter essa parabólica ligada, captando tudo que vem de novo, principalmente todos os desejos e necessidades do seu cliente. Inovação agora é para sempre e principalmente, o significa também incorporar em definitivo o digital nas ações. O mundo hoje é phygital, que é a fusão do digital, com o presencial, com o físico”, ressaltou.
Confira algumas dicas
Qual seria o primeiro passo para quem já tem um negócio?
O empreendedor já estabelecido deve, de fato, aproveitar esse período agora de janeiro e revisitar o que chamamos de problema original da sua empresa, lembrando que toda empresa existe para resolver um problema.
Um restaurante, por exemplo, que resolve um problema de alimentação fora do lar, precisa fazer uma revisitação desse problema original para ver se de fato ele permanece existindo e em que condições, depois do que aconteceu na pandemia.
Hoje a necessidade de não aglomeração e muitos cuidados com higiene às vezes inviabilizam alguns tipos de serviços.
Por que o planejamento é importante?
O planejamento é sempre uma ferramenta crítica no sucesso empresarial porque é como eu vou sair de uma situação atual para uma situação futura desejada.
É tirar da cabeça e passar para o papel todas as minhas ideias de avanço em relação a esse negócio e relacionar todas as iniciativas, todas as ações e recursos necessários para migrar de uma situação atual para uma situação futura desejada de sucesso empresarial.
O planejamento, inclusive, permite me deparar nesta fase de ideação com entraves, com bloqueios, com dificuldades, com os desafios que têm que ser superados e não deixar para me deparar com isso quando – de fato – eu estiver na execução desse plano.
Quais seriam os principais cuidados na hora de fazer um planejamento?
Um processo de planejamento, essencialmente, é composto pela matéria prima nobre: a informação. É fundamental ouvir todos os envolvidos, principalmente os clientes – que são a razão de ser de qualquer empreendimento.
É importante não deixar de ouvir também fornecedores e até concorrentes. No entanto, hoje o volume de informação disponível pode inclusive levar ao que chamamos na informalidade, de “parálise por análise”.
O excesso de informação às vezes limita o processo de tomada de decisão. Por fim, tentar trazer ineditismo, inovação e ser disruptivo no seu negócio. É sair do quadrado, lembrando sempre que o sucesso passado quase nunca assegura o sucesso presente, muito menos o futuro.
O que não pode faltar no planejamento do novo negócio?
Para quem está começando um negócio hoje é fundamental que considere os legados deixados pela quarentena, motivada pela pandemia. O primeiro dos grandes legados é a necessidade permanente de higiene em todos os sentidos.
A outra questão é a impossibilidade de aglomeração, por isso pense em modelos de negócios que evitem esse tipo de situação.
Por fim, considere a aceleração da transformação digital e saiba que todo negócio hoje já tem que nascer de maneira phygital e avalie todas as possibilidades para que seu negócio tenha uma presença física, sendo a embaixada da marca, mas também, possa ser acessado e encontrado pelo seu cliente no mundo digital.
Como inovar na hora de planejar o negócio?
A grande dica para quem já quer começar de maneira disruptiva, inovadora para um novo empreendimento é focar no problema e não na solução. Quando você foca na solução, você fica limitado.
Quando você foca no problema, você vai encontrar diferentes maneiras de solucioná-lo. Então, por exemplo, se você identifica que na sua comunidade há uma necessidade das pessoas se movimentarem, malharem, praticarem ginástica, você não pode pensar somente em uma academia.
No momento em que você pensa em um clube de corrida, em um estúdio de pilates, personal trainner em domicílio, entre outras possibilidades, você começa trazer inovação e ineditismo porque você foca no problema e não em uma única solução.