Vencer na vida na base dos estudos é possível

Para muitos brasileiros, conseguir estudar, chegar à faculdade e se formar é algo quase impossível. Porém, por mais dúvidas sobre a educação e a escolha da formação profissional, a graduação ainda é diferencial no mercado de trabalho.

Na hora da contratação e recolocação, a experiência prática, autodidata, cursos técnicos e profissionalizantes não têm o mesmo peso diante do diploma de nível superior.  A formação acadêmica clássica é mais competitiva e mais bem remunerada. E a jornalista Cinthia Guimarães sabe disso.

Veja a jornada de superação nos estudos que levarão a Cinthia, em breve, para a França e inspire-se!

Infância humilde

Ela nasceu em Marabá (Pará) no ano de 1985, num bairro pobre e teve uma infância humilde e difícil, as perspectivas eram poucas. Para conseguir vencer na vida, ela teria que se esforçar muito para superar aquela realidade. E assim o fez.

Mudou-se, cresceu, estudou e formou-se jornalista pela Universidade Federal do Amazonas. Sua primeira grande conquista. Desde os treze anos ela sonhava com ser jornalista e na adolescência descobriu que o conhecimento e a graduação fazem o diferencial no currículo, por isso se esforçou até atingir o objetivo.

Trabalhou muito, foi estagiária, assessora de comunicação, repórter de política e economia. Em 2010, Cinthia passou a formar parte do jornal A Crítica, onde desenvolveu grande parte da carreira profissional até chegar a ser editora da seção de economia e negócios.

Fez um MBA em marketing e buscou melhorias porque acredita que um diploma de graduação não a torna uma boa profissional, já que conhecimento é questão de aprofundamento, atuação na área e constante atualização.

Além do Brasil

Cinthia teve pequenas e grandes conquistas, passou a comer e vestir melhor e a ter experiências de viagens a trabalho e turismo.  Mas, ela queria muito mais, ela queria conhecer o mundo e progredir profissionalmente.

Sempre chamou atenção dela a história, idiomas e culturas estrangeiras. Então, ela começou a estudar espanhol, italiano e inglês. Para aperfeiçoar e ficar fluente, no ano de 2018, ela fez intercâmbio para estudar inglês na Irlanda.

A experiências fora do Brasil, ao início assustadora, resultou no engajamento multicultural, crescimento pessoal e intelectual além do aproveitamento de diversas oportunidades.  De cara com outro contexto sociocultural, a visão do mundo e a perspectiva de vida dela mudou. Ela ampliou seus horizontes e os sonhos evoluíram.

Experiencia marcante

Cinthia ao retornar ao Brasil, voltou com muitas histórias para contar e, claro, mais ânimo e energia para se dedicar 100% às atividades profissionais com um novo propósito em mente.

Decidiu sair da zona de conforto, ousar e se desafiar. Em 2019, ela iniciou o curso de um novo idioma na Aliança Francesa e nem a pandemia da Covid-19 fez que ela desistisse. No isolamento social consumiu muito conteúdo em francês, assistiu filmes, ouviu música e leio com o intuito de passar no Delf, exame de proficiência no idioma.

A jornalista de Marabá queria conquistar mais um sonho para acelerar seu crescimento na carreira da comunicação. Ela tinha na cabeça tirar a certificação e tentar estudar um mestrado na França. Mas, foi na segunda tentativa no ano de 2021 que ela conseguiu passar no Delf.

Depois de tentar com empenho em 5 faculdades francesas, em março de 2022, ela recebeu a notícia de que foi aprovada no mestrado em Comunicação e Tecnologias Digitais, da Université Sorbonne e IMT, na França. Conseguiu uma (1) das 13 vagas disponíveis num processo seletivo bastante concorrido, contou.

Está será uma conquista  fruto de muito estudo, cursos e comprometimento.

Campanha Cinthia na França

Na primeira semana do setembro, Cinthia deve estar na França. Já está com visto pronto, porém, requer de recursos para cobrir algumas despesas como passagens, seguro-viagem, bagagem, moradia, alimentação, taxas locais e transporte.

O mestrado será de tempo integral por um (1) ano, o que impedirá ela de conciliar estudo + trabalho para conseguir se manter nesse período.

Com a desvalorização do real e o euro por volta dos R$ 6,00, as despesas se tornam altas, por isso ela junto a suas amigas idealizaram a campanha: Cinthia na França, com várias opções para você colaborar e apoiar nesse grande sonho. Confira:

Cinthia  é uma mulher decidida, determinada e vai conquistar seu sonho porque está lutando para isso, ajudá-la!

2 Comentários

  1. Parabéns por você contar tão bem a história dessa profissional que é a Cinthia Guimarães. Ela merece tudo de melhor que a vida tem pra oferecer às pessoas determinadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *