O WhatsApp é onipresente em nossas vidas e é um dos aplicativos móveis mais usados, mas sabemos como tirar o máximo proveito dele? Este produto Meta de sucesso oferece recursos que vão além da capacidade de se comunicar via chat ou fazer chamadas de vídeo. Vamos destacar alguns dos mais úteis.
1- Fixar uma conversa no topo
Geralmente conversamos mais com certos familiares, amigos ou colegas de trabalho; esses chats podem perder sua posição hierárquica se novas mensagens chegarem e desaparecerem no final. Como evitá-lo? O WhatsApp permite que o usuário fixe uma conversa no topo, para que ela permaneça sempre visível independente das mensagens recebidas.
A plataforma permite fixar até no máximo três conversas, que aparecerão na tela do celular na parte superior com um alfinete. Para fixar uma conversa (individualmente ou em grupo), basta deslizar o dedo da esquerda para a direita sobre ela e clicar em “Pin”.
2-Use o WhatsApp no computador e no relógio
Se você é um usuário intensivo desta ferramenta, deve saber que ela pode ser usada de forma síncrona em seu computador, mas também em determinados relógios inteligentes. A Meta desenvolveu um aplicativo próprio que permite usar o WhatsApp de um computador (independentemente de ser PC ou Mac), e que funciona como um espelho: o que acontece em um lugar é replicado em outro.
Em termos de segurança e como acontece nos telemóveis, tanto as conversas como as chamadas são encriptadas de ponta a ponta, e a ativação da conta é feita através de um código QR que deve ser validado a partir do terminal do utilizador.
O mesmo acontece com os relógios inteligentes: embora o WhatsApp não os suportes oficialmente, existem aplicativos de terceiros com os quais pode ser útil responder rapidamente a uma mensagem sem precisar usar o celular.
Os usuários do iPhone poderão usar o aplicativo WatchChat (também ativado por QR), não apenas para ler, mas também para compor novas mensagens. Os usuários do Android só poderão interagir com o aplicativo de mensagens por meio de notificações, que podem ser respondidas com o teclado ou por voz.
3-Pixelize as fotos antes de enviá-las
Privacidade é sempre um tema quente e principalmente quando falamos de aplicativos instalados em celulares.
Nesse sentido, o WhatsApp anunciou há algumas horas uma nova função que representa um grande salto nessa direção: impedir que sejam feitas capturas de tela em fotos efêmeras que são enviadas, para que apenas o destinatário da mesma possa vê-la antes de ser apagada, mas quando a mensagem não é temporária, a melhor alternativa é editar a foto para pixelizar ou desfocar informações confidenciais.
Pixelizar uma foto no WhatsApp é extremamente simples: primeiro, você deve anexar a imagem que deseja enviar; feito isso, veremos alguns botões na parte superior da tela, entre eles, um lápis; você deve clicar nele e na barra de cores que é exibida, escolha as caixas (pode ser um pouco complicado no começo, já que o botão é muito pequeno).
Uma vez que a função de pixel é ativada, vamos ‘pintar’ a informação ou rosto para esconder com os dedos e pronto.
4-Use dois WhatsApp no mesmo celular
Freelancers e profissionais estão com sorte, pois podem compartilhar duas linhas do WhatsApp no mesmo celular com o mesmo SIM e sem precisar fazer nada.
Isso é possível graças ao WhatsApp for Business , um aplicativo além do guarda-chuva Meta, voltado para atender potenciais clientes de perfil profissional ou empresarial. Como apontamos, é um aplicativo separado e totalmente gratuito que exige, sim, ter seu próprio número de telefone (mesmo que seja apenas para ativação).
Ou seja, o profissional ou freelancer pode usar o celular da empresa para atender chamadas, mas unificar todas as mensagens do WhatsApp no mesmo terminal, pois elas chegarão a dois aplicativos diferentes (na verdade, você pode enviar uma mensagem de uma conta para outra). Chama-se antes feitas por outro motivo, poder atender mensagens de negócios sem ter que carregar dois celulares pode ser uma solução perfeita.
5- Como marcar e localizar mensagens importantes
Já aconteceu com todos nós: em uma longa conversa via WhatsApp, nosso interlocutor nos dá um endereço ou um número de celular que precisaremos mais tarde. No entanto, as mensagens nesse bate-papo seguem umas às outras, enquanto mais notificações continuam chegando de outras conversas abertas.
O aplicativo de mensagens do Meta usa um sistema hierárquico, por ordem de chegada: os últimos ‘enterram’ primeiro, e a passagem do tempo só piora as coisas.
Existe uma maneira de marcar uma mensagem como importante para que eu possa recuperá-la sem perder tempo ou enlouquecer? Sim. O WhatsApp permite marcar e localizar facilmente as mensagens marcadas.
Para fazer isso, basta pressionar e segurar a mensagem específica (lembre-se, isso só é aplicável a mensagens dentro de uma conversa, não à própria conversa) e depois em “Destacar”.
A partir desse momento, o sistema armazenará essa mensagem em um local separado que podemos acessar posteriormente sem entrar na conversa: clicando em Configurações/Mensagens em destaque e selecionando a que você estava procurando.
Com informação do El País