O ranking da Exame dos 100 melhores restaurantes do Brasil foi divulgado nesta semana. Da região Norte, somente Amazonas e Pará estão na lista de estabelecimentos em destaque.
A culinária amazonense foi realce na publicação. Entre os restaurantes citados no ranking da Exame estão Caxiri e Banzeiro.
Para o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, a menção na lista demonstra o potencial para o turismo gastronômico do estado.
“Sabores únicos, que carregam história, ancestralidade com o DNA amazonense. Seja no café da manhã com o nosso x-caboquinho, ou pratos revisitados por grandes chefes. A experiência gastronômica no Amazonas é inesquecível e um dos maiores atrativos do estado”, avalia Ribeiro.
Focando no positivo apresenta para você os melhores restaurantes do Amazonas segundo o estudo do Exame:
Restaurante Caxiri – Manaus
Em 33º lugar na lista da Exame, o Caxiri proporciona aos turistas e clientes do restaurante pratos com peixes, frutos e cogumelos selvagens do Amazonas.
É parada obrigatória para quem passa por Manaus, o restaurante Caxiri é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade.
Agrada os paladares mais exigentes de locais e visitantes, com a abundância dos sabores amazônicos e brasileiros com um toque sofisticado.
Aberto em 2016 o restaurante é muito frequentado por moradores locais, turistas estrangeiros e nacionais alem de ser também local de muitos eventos como casamentos e jantares diplomáticos.
O restaurante fica em um casarão restaurado, com janelões voltados para o portentoso Teatro Amazonas (ícone da arquitetura colonial no apogeu da economia da borracha no século 19), no Centro de Manaus.
O cardápio é elaborado pela chef Debora Shornik para o Caxiri, vizinho do icônico Teatro Amazonas, outro atrativo turístico da capital amazonense.
Além de saborosos, os pratos são muito bem apresentados
“Contamos com a vivência e a lida do cotidiano com os povos tradicionais e sua ancestralidade, que fragmentam como um belo conteúdo e notas para o novo, que se apresenta a cada prato à mesa”, pontuou a chef de cozinha.
No Caxiri (@caxiri_amazonia) “O filé de matrinxã é quase obrigatório – assado, ganha a companhia de macaxeira prensada, queijo de coalho e arubé”, recomenda a Exame na publicação.
Restaurante Banzeiro Cozinha Amazônica
O segundo restaurante citado no ranking é o Banzeiro Cozinha Amazônica (@restaurantebanzeiro), com unidades em Manaus e São Paulo, o empreendimento apresenta sabores e pratos tradicionais do Amazonas.
Banzeiro é um oásis para quem quer se deliciar com os pratos locais.
Banzeiro é como se chamam as ondinhas que os barcos provocam quando estão em movimento. Porém, existe também o significado de triste, nostálgico e pensativo.
O estabelecimento capricha na decoração, atendimento e, claro, na variedade de pratos amazônicos.
Na capital amazonense, está localizado na rua Libertador, 102, Nossa Senhora das Graças.
“Com porções generosas para até três pessoas e itens muitas vezes desconhecidos, o menu Rio Negro, que inclui tambaqui, tacacá e até formiga, é uma excelente pedida”, recomenda a publicação.
Os pratos do Banzeiro são uma mistura de sabores e texturas