A organização e decoração do espaço em que vivemos nos impactam. Não por outro motivo, há um extenso mercado e uma infinidade de estudos dedicados a compreender como, por exemplo, o design de um escritório pode favorecer a produtividade e estimular a criatividade.
Além disso, é notável também o interesse crescente pela compreensão de como a organização do espaço doméstico pode ser um sintoma ou até ser um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.
É justamente sobre como a disposição dos móveis, a escolha das cores, a presença de elementos naturais e a inserção de imagens positivas influenciam nosso estado de espírito, nossa produtividade e nossa saúde emocional que versa o Feng Shui – uma prática milenar chinesa que busca a harmonização dos espaços por meio do fluxo de energia, também conhecido como “chi”publicou OTempo.
A importância de 5 elementos
Conforme os ensinamentos do Feng Shui, a organização e decoração dos ambientes em que vivemos ou trabalhamos podem afetar a qualidade do chi e, consequentemente, nossa saúde, prosperidade e relacionamentos, bloqueando ou direcionando o fluxo de energia.
É o que explica a terapeuta de ambientes e palestrante Denise Depetrelli, acrescentando que o Feng Shui enfatiza a importância de cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Cada elemento possui características específicas e pode ser equilibrado para criar uma atmosfera harmoniosa.
Por exemplo, a introdução de elementos de madeira, como móveis ou plantas, pode trazer crescimento e vitalidade, enquanto tons quentes e velas representam o fogo e podem estimular a paixão e a energia.
Combinação de saberes em prol do bem-estar e da prosperidade
Além de recorrer aos ensinamentos do Feng Shui, Denise Depetrelli é pioneira em mesclar, em seus trabalhos, esses conceitos com a noção de arquétipos – que, conforme o psiquiatra e psicólogo suíço Carl Jung, são definidos como padrões universais de comportamento e pensamento, presentes no inconsciente coletivo da humanidade, sendo representações simbólicas de experiências humanas essenciais.
Ao aplicar essa teoria ao ambiente físico, a terapeuta de ambientes explica que certos padrões de organização e decoração ressoam com certos arquétipos, afetando nossas emoções e estado de espírito.
Ou seja, segundo ela, um ambiente em que encontramos representações alinhadas com nossas necessidades emocionais e objetivos pode nos proporcionar uma sensação de conforto, segurança e bem-estar.
Por exemplo, se estamos buscando estabilidade e tranquilidade, criar um espaço com tons suaves, móveis acolhedores e elementos naturais pode nos ajudar a alcançar esse estado mental.
Por outro lado, se estamos em busca de estimulação criativa, podemos adotar uma abordagem mais ousada e colorida, com objetos que inspirem e motivem.
Formas de se harmonizar o ambiente
A especialista em arquétipos e expertise em Feng Shui listou formas de se harmonizar o ambiente, seja em casa ou no escritório, a fim de favorecer a saúde, a prosperidade e o bem-estar.
1-Tenha plantas nos ambientes.
As plantas carregam a energia chi e transmutam energia negativa em positiva. Ter plantas em casa ou no escritório ajuda a purificar o ambiente e trazer vitalidade.
Patrícia recomenda uso de plantas no ambiente doméstico. “Elas são uma ótima maneira de purificar o ar e trazer vida para o ambiente. Além disso, algumas plantas têm propriedades específicas, que podem ajudar a equilibrar a energia do ambiente. Por exemplo, o bambu da sorte é uma planta que traz prosperidade e boa sorte”, sinaliza.
2- Mantenha portas de banheiro fechadas
O banheiro é considerado um local com energias densas. Manter as portas e a tampa do vaso sanitário fechadas ajuda a conter essas energias e preservar a harmonia do ambiente.
3-Remova objetos quebrados
Não importa qual tipo seja, objetos quebrados não fazem bem para o astral do lar. De acordo com o Feng Shui, itens quebrados no local impedem a circulação das boas energias associadas aos ganhos financeiros.
Esses objetos tendem a atrair energias de escassez. Portanto, é recomendado que você se livre deles para evitar influências negativas em sua casa ou escritório.
4- Tenha uma fonte de água
Manter uma fonte de água em sua casa ou empresa, nos locais adequados conforme o Feng Shui, representa movimentação de dinheiro, prosperidade e abundância financeira.
A água simboliza o fluxo positivo de energia.
O lugar mais indicado é na porta de casa, pois, de lá, ela será capaz de sempre filtrar todo tipo de energia que entra no lar (além de atrair a riqueza para dentro também).
5- Posicione o sofá de frente para a porta principal
Nunca mantenha um sofá de costas para a entrada. Ao posicionar o sofá de frente para a porta principal, você ativa a posição de comando do feng shui, criando uma sensação de acolhimento e fortalecendo a energia positiva no ambiente.
Um dos princípios da técnica é a circulação livre de energia, ela aconselha que se mantenham as entradas da casa, como portas e janelas, desobstruídas, a fim de permitir que a energia flua livremente.
“É importante evitar a acumulação de objetos em corredores ou em frente às portas”, avalia, alertando que a disposição dos móveis em um ambiente pode afetar a energia do espaço.
“Por exemplo, a cama deve estar posicionada de forma que você possa ver a porta do quarto, para que se sinta seguro e protegido”, sugere.