No primeiro domingo de junho é comemorado o Dia Nacional do Vinho. A ideia da data é valorizar a produção da bebida no Brasil. Cada vez mais o vinho tem conquistado o paladar dos brasileiros.
De acordo com os dados divulgados pela empresa de inteligência de mercado, Horus, as vendas de vinhos nos supermercados registraram crescimento de 17,7% no segundo semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021.
Hoje em dia é possível encontrar vinhos em diferentes regiões do país. Pensando nisso, neste post reunimos os benefícios do vinho para a saúde que deve conhecer.
Se você adora vinho, saiba que, quando consumido da maneira correta, o vinho oferece muitos benefícios à saúde. É o que vamos contar agora!
Benefícios
O vinho é uma bebida milenar. Por isso, a quantidade de fatos, mitos e dúvidas a respeito dele são incontáveis. Estudos comprovam a existência de diversos benefícios do vinho para a saúde, sendo os principais com efeitos em problemas do coração, diabetes, digestão e até mesmo depressão.
Abaixo, listamos os principais benefícios do vinho:
1- Protege o coração
Pesquisadores apontam que o consumo moderado de vinho tinto, duas taças ao dia, pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas.
Essa conclusão é reconhecida por importantes instituições médicas, como a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a American Heart Association e a European Society of Cardiology.
Isso porque, o vinho tinto é rico em polifenóis, substâncias presentes na casca da uva, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, e diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL.
Além disso, os polifenóis também inibem a formação de placas de gordura no sangue e de trombos, responsáveis por infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).
Outros benefícios do consumo moderado de vinho tinto para a saúde do coração incluem a diminuição da pressão arterial, a redução da inflamação e da oxidação de lipídios, e o aumento da capacidade dilatação dos vasos sanguíneos.
2-Previne o diabetes
Substâncias presentes no vinho tinto, como os polifenóis, apresentam uma ação benéfica sobre o açúcar no sangue, aumentando a insulina e reduzindo a glicose.
Uma pesquisa da Ben Gurion University of the Negev, em Israel, revelou que o álcool presente tanto no vinho tinto, quanto no vinho branco, auxilia na redução do controle da glicose.
Entretanto, isso depende da capacidade de metabolização do álcool de cada indivíduo, que varia de acordo com o perfil genético.
3-Previne a depressão e o alzheimer
O vinho pode ser um grande aliado no combate à depressão!
É o que aponta um estudo publicado na BMC Medicine. O estudo, realizado com mais de cinco mil homens e mulheres, revelou que aqueles que consumiam quantidades moderadas de vinho, principalmente o tinto, apresentaram uma menor incidência de depressão, quando comparados a pessoas que não ingeriam bebidas alcoólicas regularmente.
Esse fato pode ser explicado pelas substâncias presentes no vinho, que promovem a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a endorfina.
Esses são os mesmos hormônios liberados pelo corpo durante a prática de atividades físicas, sendo responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento.
A consumo regular de vinho tinto diminui as chances de deterioração da memória, Alzheimer e demência.
Isso deve-se à ação antioxidante e anti-inflamatória das substâncias presentes no vinho tinto, que agem contra os radicais livres e podem diminuir a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.
4-Melhora a digestão
Que uma taça de vinho é um companheiro ideal para qualquer prato é um fato, mas você sabia que entre os benefícios do vinho está, também, o auxílio na digestão dos alimentos?
O vinho tinto estimula a liberação do ácido gástrico, substância responsável pela quebra e digestão dos alimentos.
O vinho também age relaxando as paredes do estômago, através da liberação de óxido nítrico, o que contribui para uma melhor absorção dos nutrientes.
5-Faz Bem para a pele
O resveratrol, substância presente na pele da uva e no vinho tinto, retarda a ação dos radicais livres, preservando a beleza da pele por muito mais tempo.
Além disso, os polifenóis, outra substância presente no vinho tinto, melhoram a microcirculação e a hidratação da pele.
6-Aumenta a longevidade
Quer uma notícia melhor ainda sobre os benefícios do vinho? Beba vinho para ter uma vida longa!
Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, o resveratrol, substância presente no vinho tinto, apresenta um efeito antienvelhecimento, estando ligado ao gene SIRT1, que codifica as enzimas e proteínas estruturais em nosso corpo.
Outro estudo, da University of London, revelou que outro componente presente no vinho, as procianidinas, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos.
Esse é um dos fatores que explica a longevidade das populações do sudoeste da França e da Sardenha, na Itália, onde o vinho é consumido de forma regular, acompanhando as refeições.
Já bebeu sua taça de vinho hoje? Então bora comemore da melhor forma essa data tão especial!