Semana do Meio Ambiente: faça já a diferença

Em 5 de junho de 1972, durante um período de grande tensão na Guerra Fria, ocorreu um encontro planetário promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de debater assuntos relacionados ao meio ambiente.

Essa assembleia, chamada Conferência de Estocolmo, congregou 113 nações e mais de 400 entidades governamentais e não governamentais, representando um evento de extrema importância na cronologia da conservação ambiental. Desde então, todo dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ONU pede fim de poluição plástica

Muita coisa avançou nestes 51 anos, entretanto nossa realidade mostra que ainda enfrentamos desafios significativos no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

A rápida urbanização, o aumento da poluição, as mudanças climáticas e a degradação dos ecossistemas são apenas algumas das preocupações urgentes que demandam ações imediatas.

É fundamental que os governos, organizações e indivíduos se unam em um esforço conjunto para adotar medidas concretas visando a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais. 

Conhecimento para um estilo de vida mais sustentável

A conscientização e a educação ambiental também desempenham um papel crucial na busca por soluções duradouras e na promoção de estilos de vida mais sustentáveis.

Nesse sentido, por meio da leitura, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo – quer fomentar o conhecimento e consequentemente ações que façam a diferença ambiental, afinal só assim poderemos garantir um futuro saudável e equilibrado para as próximas gerações.

Além dos mais de 17 mil títulos a BibliON possui o podcast Criança Lê e um dos episódios tem como foco o meio ambiente.

Focando no positivo listou as indicações gratuitas da BibliON que oferece uma perspectiva sobre as interconexões entre os seres humanos e a natureza, explorando soluções inovadoras, histórias de sucesso e chamados urgentes para ações concretas. 

Confira aqui

1- Como mudar tudo

As temperaturas estão subindo no mundo inteiro, causando incêndios florestais, secas, extinções em massa e tempestades ferozes. As mudanças climáticas são reais, esse é um fato inescapável.

Mas como chegamos a este ponto, e o que podemos fazer agora? E se fosse possível proteger o planeta e, ao mesmo tempo, agir para tornar a vida mais justa e igualitária para as pessoas que vivem nele? Isso é possível… se estivermos dispostos a mudar tudo.

No seu primeiro livro para jovens, a escritora best-seller internacionalmente premiada Naomi Klein, com a ajuda de Rebecca Stefoff, apresenta os fatos e os desafios sobre as mudanças climáticas e o movimento pela justiça ambiental.

Usando exemplos de transformações e protestos de todo o mundo, incluindo perfis de jovens ativistas, Klein mostra que crianças e adolescentes não só fazem parte do movimento contra as mudanças climáticas: estão na liderança.

Como mudar tudo fornece aos leitores um retrato claro das transformações que estão afetando nosso planeta e, mais importante, apresenta ideias, inspirações e ferramentas para agirmos. Porque os jovens podem ajudar a construir um futuro melhor.

2- Meio ambiente – E eu com isso?

Em crônicas ágeis, rápidas e irreverentes, cheias de humor e perspicácia, a bióloga Nurit Bensusan nos lembra a intrigante complexidade da natureza. Resgata a dimensão humana dos problemas ambientais enquanto revela ao leitor conexões aparentemente insólitas entre os diferentes problemas do mundo contemporâneo.

A leitura dessas crônicas em mosaico subverte definitivamente o comodismo que parece nos consolar diante dos desafios complexos e nos conecta para sempre com a dimensão planetária de nossas vidas.

3- Manual da casa sustentável 

Você quer saber limpar a casa gastando pouco e poluindo menos? Você acredita que pode diminuir o consumo e economizar dinheiro sendo organizado? Você gostaria que os alimentos durassem mais e que sua casa tivesse menos desperdício? Você fica confuso e inseguro ao contratar um empregado doméstico?

Se você respondeu “sim” a pelo menos duas dessas perguntas, então este manual é para você!

O Manual da Casa Sustentável: dicas práticas para deixar a sua casa amiga do meio ambiente surgiu da necessidade da bióloga e profissional em organização Priscila Randow em transformar todo o seu conhecimento ambiental e amor pelos cuidados da casa em algo útil para as pessoas.

Com o intuito de promover uma nova dimensão, a sustentabilidade doméstica, este manual mostra, por meio de dicas fáceis e práticas, que uma casa é amiga do meio ambiente quando consegue promover economia, menos poluição e respeito às pessoas.

4-Revolução das plantas 

Para Stefano Mancuso, o verdadeiro potencial para a solução dos problemas que nos afligem está nas plantas. Sua autonomia energética, ligada a uma arquitetura cooperativa, distribuída, sem centros de comando, faz delas seres vivos capazes de resistir a repetidos eventos catastróficos e de se adaptar com rapidez a enormes mudanças ambientais.

Ao revelar a capacidade das plantas de aprender, memorizar e se comunicar, o cientista fundador da neurobiologia vegetal propõe um novo modelo para pensar o futuro da tecnologia, da ecologia e dos sistemas políticos. XII Prêmio Galileo de escrita literária de divulgação científica 2018.

Não perca

A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições.

Acesse a www.biblion.org.br ou baixe o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realize seu cadastro.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela. 

O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título.

Você pode fazer empréstimos de até duas obraso simultâneas, por 15 dias.

Muito legal! Não perça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *