6 passos para ser o protagonista da sua vida

Você é o protagonista da sua própria vida? Quem é o roteirista que escreve sua história? Onde fica a linha de chegada que você deseja cruzar?

É sobre assumir o comando, sobre assumir que todos nós temos escolhas e que sim, só depende de nós. Isso é uma das verdades mais difíceis de compreender. Nossa cultura perpetua a cultura da vitimização, do “mas eu dependo de a,b,c,d”, do não poder, das limitações. E é por isso, que fazer escolhas e “dar a cara a tapa”, sair da zona de conforto pode parecer tão desafiador.
 
Se você reparar em uma criança, vai perceber que grande parte delas está pronta para entrar em ação e ir atrás do que ela gosta, deixando de lado o medo e também o julgamento. Grande parte das coisas que deixamos de fazer é por medo.

Você já parou para pensar de quantas coisas você abriu mão ao longo da vida? Quantas oportunidades? Quantos aprendizados? Onde você poderia estar agora? Não paramos para pensar muito nisso, porque dói.

Os passos

Aqui vão algumas dicas importantes da terapeuta gaúcha Aline Dalcin para você começar a reescrever a sua história, a ser o protagonista, que sim faz as suas escolhas e tem uma vida plena:

1- Saúde

As emoções podem adoecer o corpo, por isso, a terapeura  afirma no seu livro “Ser para ter os 12 passos que a permitiram alcançar uma vida mais harmoniosa”, que antes de olhar para o físico é preciso priorizar o bem-estar psicológico. Lidar com os próprios sentimentos é o primeiro passo para conquistar a plenitude da vida.

De dona de casa no campo a empresária, influenciadora comportamental e terapeuta, Aline Dalcin reúne conselhos de como se tornar uma pessoa adaptável aos novos ciclos

2- Relacionamentos

Para se relacionar bem com o outro é necessário antes estar bem consigo mesmo. Se para alguns o amor-próprio é sinônimo de narcisismo, Aline mostra que é, na verdade, a melhor forma para irradiar o respeito e a empatia por aqueles com quem se convive.

3- Clareza e objetividade

Quem acha que está perdido, na verdade, não sabe onde quer chegar. Para ser uma pessoa autêntica e viver a vida que deseja, é necessário definir metas e objetivos. Somente desta forma você poderá explorar os caminhos que levarão a linha de chegada.

4-Cooperação e parcerias

Como diz o ditado, “a união faz a força”. A terapeuta explica que ter boas alianças é algo intrínseco à existência humana e que estas parcerias podem ajudar desde as relações familiares e sociais até o ambiente de trabalho. Esta é a importância do networking.

5-Inteligência emocional

“Quando você consegue governar suas emoções, há um ganho extraordinário e inestimável em sua vida.” Sentimentos bons e ruins podem dominar nossas vidas e é por este motivo que Aline explica detalhadamente como podemos desenvolver a inteligência emocional para não agir de forma impulsiva em situações que requerem a razão.

6-Adaptação e flexibilidade

Tal como a lua, a vida é feita de ciclos e, por isso, a autora reforça a necessidade de estar aberto às mudanças que cada etapa impõe. “As adversidades virão, assim como as coisas boas, e então as ruins também; portanto, é preciso utilizar a sabedoria para nos adaptarmos”, afirma.

Ser para ter

Ser para ter, obra publicada pela Citadel Grupo Editorial, nasce do desejo da terapeuta gaúcha Aline Dalcin, de compartilhar com o público o caminho para uma vida autêntica e repleta de realizações.

“Queremos ter muitas coisas, pedimos tanto, porém precisamos entender que para “ter” primeiro temos que “ser”, e isso apenas é possível alcançar quando nos fundimos com a energia daquilo que desejamos”, afirma Aline.

AGORA ME DIZ

O que acha de virar a protagonista da sua vida ?

Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião. E nos acompanhe também no Instagram @focandonopositivo.  

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *