Junto ao Morar Mais, o evento Design Invest Brasil destaca-se por promover a valorização de novos talentos e a conscientização ambiental. Entre as diversas criações que encantam os visitantes, destaca-se a peça “O Tatu-Bola”, desenvolvida pelo arquiteto Danilo Freitas.
Esta peça faz parte da série “Animais em Extinção” e representa o Tatu-Bola, uma espécie que habita o Bioma Caatinga e enfrenta ameaças crescentes de extinção.
Dentre os novos talentos que se destacam no evento, Danilo Freitas merece especial atenção. Ele concebeu a peça “O Tatu-Bola” como parte de sua série dedicada aos animais em extinção, com foco no Bioma Caatinga.
O Tatu-Bola, um animal silvestre emblemático, encontra-se em estado de vulnerabilidade e corre riscos cada vez maiores de desaparecer. Esse animal, de aproximadamente 50 cm e 1,2 kg, apresenta como uma das principais características a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores.
Mas, ao se enrolar, ele fica vulnerável a algo mais ameaçador- os seres humanos, que conseguem facilmente segurar a espécie numa única mão. E é aí que mora o perigo, porque a caça e o tráfico diminuem preocupantemente as populações de Tatu-Bola.
Atualmente, a espécie é considerada como ameaçada pela Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente. Corre alto risco de extinção em médio prazo.
A obra
Por meio de seu trabalho, o arquiteto Danilo Freitas busca conscientizar o público sobre a importância da proteção e conservação dessas espécies ameaçadas.
O desenvolvimento estético do produto é resultado de um estudo aprofundado realizado por o autor. Ele buscou compreender as principais características do Tatu-Bola, tanto físicas quanto comportamentais, a fim de capturar sua essência e transmiti-la por meio do design. O resultado é uma peça singular, que reflete a beleza e a singularidade desse animal icônico.
Além de seu compromisso com a preservação da fauna brasileira, Danilo também se preocupa com a sustentabilidade em suas criações. A matéria-prima utilizada na confecção do Tatu-Bola é proveniente do reaproveitamento de sobras de madeira maciça.
Essa escolha não apenas reduz o impacto ambiental, ao evitar o desperdício, mas também confere à peça um caráter único, com texturas e tonalidades que ressaltam sua conexão com a natureza.
Formado em arquitetura e urbanismo na Universidade de Salvador (Unifacs) o Danilo Freitas é natural da cidade de Feira de Santana no interior da Bahia, Região Nordeste do Brasil. Possui 42 anos e atua desde 2012 como designer de produtos.
A exposição
O objetivo principal do Design Invest Brasil, em parceria com o Morar Mais, é proporcionar visibilidade a jovens talentos como o arquiteto Danilo Freitas, que trazem consigo um olhar para as questões ambientais.
Através dessa exposição, os visitantes têm a oportunidade de apreciar o resultado do talento e dedicação desses designers, ao mesmo tempo em que são instigados a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de espécies ameaçadas.
Com o trabalho de Danilo Freitas e outros criadores engajados, o Design Invest Brasil mostra que é possível unir a estética, a funcionalidade e a sustentabilidade em peças de design.
Essa iniciativa contribui para ampliar a consciência coletiva sobre a necessidade de proteger e valorizar nossa fauna e flora, inspirando uma nova geração de profissionais comprometidos com a criação responsável e a preservação do meio ambiente.
AGORA ME DIZ
O que achou da peça do arquiteto Danilo Freitas?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião. E nos acompanhe também no Instagram @focandonopositivo.
Até a próxima!