Semeando inovação o programa Empreende+ Amazônia chegou com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora na região da Amazônia Ocidental do Brasil, integrada pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima – e também do Amapá, por meio de ações de capacitação.
O programa Empreende+ Amazônia é composto por cinco projetos que atuam em momentos de maturidade específicos. São eles:
- Professor+ Empreendedor,
- Ela Empodera+ Amazônia,
- Avança+ Amazônia,
- Amazônia+ Inovadora e
- Amazônia+ Global.
“A meta é transformar a Amazônia Ocidental e o Amapá, em um hub de empreendedorismo e inovação, criando oportunidades, promovendo a sustentabilidade e valorizando as vocações e talentos locais. Impulsionarmos a inovação e o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável”
“Gerando impacto positivo de longo prazo por meio da capacitação de professores, de empreendedores, de pesquisadores e de atores de inovação; do estímulo à geração de negócios no Brasil e também no exterior – e do fortalecimento da cultura empreendedora”, explica o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Ao todo serão 100 professores, 50 startups 10 ICTs e 20 empresas beneficiadas pelo programa, além de 5 instituições executoras.
Da Amazônia para o mundo
A jornada do Empreende+ Amazônia começa com o projeto Professor+ Empreendedor, que tem como objetivo capacitar até 100 professores para atuar como disseminadores dos conceitos do empreendedorismo em suas salas de aula.
Para estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios, 20 startups em estágio inicial lideradas por mulheres serão escolhidas para pré-aceleração no Ela Empodera+ Amazônia e 20 startups com soluções já validadas e em fase de tração serão aceleradas no Avança+ Amazônia.
A atuação em acesso a mercado ocorre pelos projetos Amazônia+ Inovadora, de inovação aberta, e Amazônia+ Global, de internacionalização. Essas ações são voltadas para ampliar oportunidades de negócios e expandir a colaboração.
“Selecionaremos via edital até cinco instituições para a execução dos cinco projetos de forma independente e, na sequência, abriremos uma chamada para professores, startups, empreendedores e empresas interessadas em participar de cada uma das iniciativas”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.
Os recursos para a execução do programa Empreende+ Amazônia provém do Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) na Amazônia, desenvolvido em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Semear empreendedorismo
A Softex Amazônia coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), ajuda empresas a impulsionar a inovação dentro de suas organizações, investindo em novos negócios e cumprindo, de maneira eficaz e segura, com as obrigações legais de P,D&I da Lei de Informática.
Além disso, apoia startups a desenvolver seus projetos, contando com capacitação, acompanhamento e investimento para geração do seu negócio.
“Ao abraçar a pluralidade amazônica, vamos fortalecer a cultura empreendedora da região, impulsionando a inovação e o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, gerando impacto positivo de longo prazo”; aponta a Softex Amazônia no seu portal.