Da floresta aos céus: o pirarucu conquista voos Internacionais

A estrela da culinária amazonense, o filé de pirarucu, vai estar presente em novos destinos a bordo de voos internacionais. A companhia aérea Latam anunciou que, a partir deste mês de agosto, o prato amazonense integrará o cardápio das refeições.

De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), nas pesquisas realizadas pelo órgão, a culinária amazonense alcança 95% de aprovação entre os turistas.

O prato amazonense acaba de estrear no cardápio e é servido em todas as cabines e decolagens do Brasil nos voos internacionais com mais de sete horas de duração.

O prato "Amazônia Encantada", assinada pela chef Débora Shornik, foi a escolhida pela LATAM para o terceiro capítulo do programa “Sabor à Brasileira”. Foto: Bruno Vatanabe

Amazônia  Encantada

Batizado de “Amazônia Encantada” o prato tem como destaque o pirarucu grelhado, servido com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas.

O prato é assinado pela chef Débora Shornik, uma paulista apaixonada pelo Amazonas, que está à frente do Caxiri, icônico estabelecimento que tem a vista privilegiada do Teatro Amazonas, no Centro da capital Manaus. 

A chef também é responsável pelo cardápio do restaurante flutuante Flor do Luar, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como pirarucu, tambaqui e matrinxã.

Ambos estabelecimentos são regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, operado no estado pela Amazonastur. 

Escolhida pela LATAM para representar a região Norte do Brasil, a chef Débora Shornik é nascida e criada em São Paulo, mas encontrou na Amazônia o seu lugar para viver. Foto:Bruno Vatanabe

Sabor à brasileira

Desde o início do ano, a companhia aérea informa que tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”.

Conforme a Latam, a “Amazônia Encantada” da chef Débora Shornik é o terceiro capítulo da série “Sabor à Brasileira”, o programa da companhia para voos internacionais que fortalece o seu caráter diverso, inclusivo e multicultural.

No caso do Brasil, reforça a sua brasilidade e está vinculado diretamente ao “Sem Fronteiras”, a assinatura de marca da companhia. A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil.

Foto: Bruno Vatanabe

“Fico muito orgulhoso de anunciar a terceira chef deste projeto tão especial, que além de abrir espaço para mulheres fantásticas, está sendo muito bem recebido pelos nossos passageiros”, destacou o vice-presidente de Clientes do Latam Airlines Group, Paulo Miranda. 

O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, comemorou a projeção da culinária amazonense, por meio dos voos internacionais da Latam. 

“Sabor único. Quem prova um prato do Amazonas, um peixe nosso, nunca mais esquece, pois é uma culinária ancestral e de interesse dos turistas que nos procuram. O resultado é a aprovação da culinária amazonense que chega a 95%, o que é muito expressivo. Para nós é motivo de orgulho ter essa parceria com a Latam, a ponto de escolherem um prato tão emblemático da nossa culinária para compor o cardápio”, disse o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *