É hoje! Nesta sexta-feira 28 de junho a primeira noite do 57° Festival Folclórico de Parintins acontece no Bumbódromo da ilha da magia ou Tupinambarana, há 369 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus, às 20 horas.
Parintins, cidade que tem uma diversidade de culturas, entre elas a indígena, se transforma nesse último final semana para mostrar sua arte aos quatro cantos do país até o 30 de junho.
O Festival Folclórico de Parintins, é a principal atração da ilha e um dos maiores espetáculos culturais do país. Acontece no bumbódromo, onde os bumbás Garantido e Caprichoso disputam a vitória.
Também começou a terceira edição do ‘Recicla, Galera’, a maior ação de sustentabilidade do Festival de Parintins. Além de arte, música, dança e cultura o evento promove o cuidado do meio ambiente.
Foi ativado o Espaço Sustentável, localizado na região central do município, servindo como um centro de coleta, destinação e triagem de resíduos em tempo real. Além disso, oferece atividades de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por brindes.
“A grande novidade deste ano são nossas máquinas coletoras, onde os torcedores dos dois bois podem visitar nossa tenda, trazer seus resíduos e trocar por brindes”, destacou Fabrícia Arruda, secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, na abertura das atividades.
O projeto é uma parceria do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o Sistema Coca-Cola Brasil, reforçando o compromisso do festival com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Reciclou, ganhou!
As máquinas coletoras automatizadas foram instaladas no local, para que visitantes destinem seus resíduos recicláveis e pontuem para um dos bois: Caprichoso ou Garantido.
Nos equipamentos, podem ser destinadas latinhas ou garrafas PET. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um bucket, uma pochete ou um copo do seu boi.
Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente pelas Galeras Itens 19, no Bumbódromo, durante as três noites do Festival.
O da torcida que mais se engajar na reciclagem levará o título de Campeão Sustentável do 57º Festival de Parintins e um investimento de R$20 mil reais para aplicação em ações ambientais.
O vencedor da disputa será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do festival. O Espaço Sustentável ‘Recicla Galera’ funcionará até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, Centro de Parintins.
No local, o público poderá acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e ainda ganhar brindes por meio de atividades interativas como Vira Roleta, Dominó, Quebra-cabeça e outras.
Copos de água reaproveitados
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) continua promovendo a preservação ambiental, desta vez. em parceria com associações de reciclagem locais, copos distribuídos na Ação Água nas Torcidas são reutilizados, proporcionando renda extra para os trabalhadores.
Boi Garantido leva penas artesanais
O Boi Garantido decidiu investir na produção de penas artesanais, minimizando o impacto ambiental. Para o festival deste ano, o Boi Garantido produziu 125 mil penas, imitando as de pássaros da Amazônia. Essas penas são mais econômicas e duráveis, podendo ser reutilizadas por até quatro anos.
No complexo Cidade Garantido, as penas são confeccionadas no setor “Tribal”. A produção inicial é feita em um local secreto por um único trabalhador, e depois a equipe de auxiliares tribais, formada exclusivamente por mulheres, finaliza as peças.
Boi Caprichoso recicla ferros usados nas alegorias
O Boi Caprichoso criou uma diretoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. Entre as ações, destacam-se a instalação de ecopontos, a distribuição de sacolas para coleta de resíduos no Bumbódromo e a utilização de copos biodegradáveis.
A nova diretoria, coordenada por Affonso Rodrigues, tem como objetivo implementar práticas sustentáveis, como a correta destinação de resíduos sólidos.
Este é o primeiro ano de atuação da diretoria no festival, e diversas parcerias foram fortalecidas, incluindo a reciclagem de ferros usados nas alegorias, enviados para Manaus.