Açaí: A Pérola Negra antioxidante da Amazônia

O açaí é uma das frutas símbolos da região amazônica. A existência da chamada pérola negra da Amazônia só é possível dentro das condições peculiares da maior floresta tropical do mundo.

O açaizeiro, a árvore da qual brotam os açaís é uma palmeira de doze metros de altura e um diâmetro de quatorze centímetros. 

Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a fruta está há séculos servindo como um dos pilares da cultura de coleta na Amazônia e tem sido o sustento de ribeirinhos e povos indígenas amazônicos ainda hoje. A importância do açaí para a região põe em destaque o papel da sustentabilidade.  

No entanto, o moderno cultivo do açaí movimenta um mercado lucrativo por suas propriedades nutricionais, seu poder antioxidante, energético e seu sabor único.

Atualmente é mais rentável para o ribeirinho ter a árvore em pé, colher e vender a pérola negra. Fotos: Tarso Sarraf / O Liberal
A safra do açai acontece, de agosto a início de dezembro, com o período chuvoso. Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal

Vedete no mundo

A Pérola Negra da Amazônia é vedete nas lanchonetes de cidades litorâneas do Brasil, em quiosques de Los Angeles e Nova Iorque (EUA) e até em Paris (França). Nos últimos anos, o açaí tornou-se conhecido mundialmente por suas propriedades energéticas.

Estão em andamento pesquisas que estudam os benefícios do seu consumo para a saúde, assim como a versatilidade de sua aplicação, inclusive na indústria de fármacos e cosméticos. A alta procura internacional pelo produto ocorre ao mesmo tempo em que o consumo tradicional pelos moradores da Amazônia também só aumenta.

A descoberta global do produto na última década é refletida nos números, que comprovam o interesse internacional. Sozinho, o Estado do Pará representa mais de 94% das exportações de açaí do Brasil para o mundo.

Nos últimos dez anos, o crescimento da exportação do produto paraense cresceu mais de 14.380% (quase 15 mil por cento). Dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) mostram que a venda para o mercado externo teve um salto vertiginoso, passou de 41 toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020.

O valor médio do litro do Açai flutuou entre R$ 22 e R$ 32 para o consumidor em abril de 2021

Beneficios para a saúde

O consumo de açaí pode trazer benefícios para saúde, podendo:

Prevenir o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, que são capazes de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas

Fortalecer o sistema imune

 Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.

Melhorar a saúde do coração

Por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial.

Melhorar o funcionamento do intestino

Por ser um fruto rico em fibras o consumo do açaí promove um aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de constipação, conhecida como prisão de ventre.

O açaí é indispensável no dia a dia de alguns brasileiros, sendo consumido como acompanhamento da refeição ou sobremesa

Proteger contra alguns tipos de câncer

Por ser rico em prolifenóis, que são compostos que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo, e evitando a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcinoma de cólon e câncer de estômago, segundo um estudo científico.

Fornecer energia ao corpo

O açaí é um fruto rico em gorduras, carboidratos e proteínas, dos quais são fontes de energia para o corpo e tornam este fruto um alimento calórico que ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular

Reduzir a inflamação e melhorar o fígado gordo

Um estudo feito em animais sugeriu que o consumo de açaí poderia amenizar o desenvolvimento da esteatose hepática, pois é rico em antocianinas, que ajudam a regular o metabolismo de gorduras;

Combater a anemia

Por ser rico em ferro é recomendado para pessoas que sofrem de anemia.

O açaí, pérola negra da Amazônia tem destaque internacional em bebidas, mix de frutas, sorvetes e cápsulas. Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *