Brigadeiro: o negrinho mais queridinho do Brasil

O brigadeiro, doce típico da culinária brasileira, moderninho ou tradicional é o negrinho queridinho nacional há 76 anos. Nesta sexta-feira 10 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Brigadeiro. A festa mais gostosa!

A história de sucesso do brigadeiro começou no Rio de Janeiro em dezembro de 1945. Naquela época, senhoras elegantes desfilavam de chapéu. A Segunda Guerra Mundial tinha acabado e os pracinhas estavam de volta. O Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições presidenciais. O candidato da União Democrática Nacional (UDN) era o brigadeiro Eduardo Gomes.

Os comitês de senhoras da sociedade que apoiavam a campanha do brigadeiro promoviam reuniões requintadas: chás da tarde, com doces variados e outras guloseimas. Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia, certa feita apareceu com uma novidade: um docinho preparado com leite condensado e chocolate. Quem lembra é a filha dela.

“Quando aconteceu um dos chás que ela ia que o comitê de senhoras se reuniu, ela levou esse doce e deu o nome de brigadeiro, para homenageá-lo. E daí foi esse sucesso que a gente não entendeu. E foi uma surpresa, porque ela fazia doces muito mais elaborados, mas foi esse que estourou”, contou a Nabuco de Oliveira para G1.

O brigadeiro é brasileiro, gostoso, sinônimo de festa de criança, de filme à noite com namorado, de conversa entre amigas, de panela de vó, de cura-ressaca. Foto:divulgação

Ficou famoso e ganhou diversas versões

O brigadeiro, candidato, perdeu a eleição. Quem ganhou mesmo foi o brigadeiro, o doce, que conquistou o Brasil inteiro. Na família de dona Heloisa, até hoje os herdeiros repetem a receita na perfeição. Moderninho ou tradicional, o brigadeiro é o queridinho nacional.

De lá para cá, passou a ser consumido em formatos diferentes da bolinha como também ganhou diversos sabores e versões em aniversários, casamentos, formaturas, bailes, recepções e já foi de doce caseiro até gourmet!

Já é tão reconhecido que já foi até exportado para outros países, onde as brigaderias já fazem o maior sucesso.

O clássico confeito de brigadeiro fica ao gosto do freguês! Você quer estrelinhas, corações, confetes coloridos, brancos ou até mesmo comê-lo purinho? A imaginação é por sua conta. Foto:divulgação

Bora fazer um tradicional brigadeiro!

Segundo a Nestle, errar nessa receita é quase impossível. Então arregace as mangas e vamos comemorar o Dia do Brigadeiro preparando o docinho brasileiro mais famoso dentro e fora do país.

Confira a receita da Nestle:

Ingredientes

-1 Leite condensado (lata ou caixinha)

-3 colheres (sopa) de chocolate em pó

-1 colher (sopa) de manteiga

-1 xícara (chá) de chocolate granulado

Na hora de levar ao fogo, a dica é não parar de misturar e caprichar durante esta etapa, assim você evita deixar aquelas "pelotinhas" de chocolate na mistura

Modo de preparo

-Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga.

-Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).

-Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

-Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

Para um brigadeiro com mais amargor do chocolate a Nestle recomenda utilizar somente Chocolate em Pó 50%, já se preferir algo mais suave, Nescau é uma excelente pedida

Congelamento

– Os brigadeiros podem ser guardados enrolados, com acabamento e nas forminhas. Colocar em um recipiente, cobrir com plástico-filme e levar ao freezer. Dura até 3 meses.

– Para descongelar os brigadeiros, retire do freezer e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Deixe coberto com plástico-filme, para os docinhos não “suarem” e não umedecerem as forminhas.

Fora do Brasil, é chamado de "Brazilian truffles" (trufas brasileiras), pois tem textura macia e derrete na boca. Foto: divulgação

Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *