Imagine só uma obra incrível que mistura crochê de lã, tecidos coloridos e poliéster. Vi essa maravilha no Museu Oscar Niemeyer enquanto assistia ao noticiário e, claro, tive que conferir pessoalmente!
A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, chamada Extravagâncias, é simplesmente deslumbrante!.
Logo na entrada do museu, fiquei fascinada com a ‘Valquíria Matarazzo’, uma peça que foi criada originalmente para o Hospital Matarazzo, em São Paulo, e agora dá as boas-vindas aos visitantes na principal rampa do MON.
Mas a surpresa não parou por aí!
Uma obra gigantesca chamada ‘Cortina do Sonho’, com mais de 47 metros de comprimento, ocupa o icônico túnel do museu.
É uma imersão completa no mundo mágico e colorido da Joana Vasconcelos.
Ela vive e trabalha em Lisboa, mas, sua arte transborda os limites da Europa. Suas instalações e esculturas monumentais que invadem o MON, já fascinaram o público de vários continentes.
Direto de Paris
Subindo até o topo do Olho, me deparei com a ‘Valquíria Miss Dior’, que já havia dominado a passarela do desfile da Dior em Paris. Com aproximadamente 7 metros de altura, essa peça monumental é uma verdadeira obra-prima que mistura crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster, e fica suspensa por cabos de aço, criando uma peça única.
Joana Vasconcelos realmente conquistou o mundo com suas obras. A mostra já passou por lugares como o Guggenheim de Bilbao, o Palácio de Versalhes e o Palazzo Grassi, encantando pessoas de todos os cantos do planeta.
E sabe o que é mais incrível? A inspiração da artista vem de mitos femininos da mitologia escandinava, as Valquírias, que remontam a 200 anos antes de Cristo, sobrevoavam campos de batalha, ressuscitando os bravos guerreiros. Uma influência que trascende o tempo e ganha uma nova vida e contemporaneidade nas mãos talentosas da Joana.
Conheça a artista
Vamos falar sobre a incrível Joana Vasconcelos!
Com quase 30 anos de carreira, ela arrasa em tudo que faz, indo desde esculturas monumentais até instalações que nos transportam para outros mundos.
Com uma pitada de humor e ironia, ela desafia o status quo e nos faz repensar sobre questões como o papel da mulher na sociedade e o consumismo desenfreado
O reconhecimento internacional veio em grande estilo! Em 2005, na Bienal de Veneza, ela deixou todo mundo de queixo caído com sua obra ‘A Noiva’. E olha só, foi a artista mais jovem a expor no famoso Palácio de Versalhes! Em 2012, sua exposição na França bateu recordes de visitação, com mais de 1,6 milhão de pessoas!
Em 2018, Joana fez história ao ser a primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbao, e foi um sucesso absoluto.
E em 2023, ela teve a honra de expor nas prestigiadas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença, lado a lado com os grandes mestres da arte clássica.
Com obras espalhadas por quatro continentes, Joana já recebeu mais de 30 prêmios! Em 2009, foi nomeada Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, e em 2022, tornou-se Oficial da Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura Francês.
E olha que incrível: desde 2006, ela comanda seu próprio atelier, onde mais de 50 artistas trabalham em suas criações. Além disso, em 2012, fundou a sua própria instituição, a Fundação Joana Vasconcelos, que oferece bolsas de estudo, apoia causas sociais e promove a arte para todos!
Fotos e vídeo @dulce_rodriguez_jornalista