Cuidar da saúde física e mental é uma prioridade nos dias de hoje, e uma maneira eficaz de alcançar esse objetivo é incorporar o ciclismo à rotina diária. Além dos benefícios pessoais, pedalar diariamente também se revela como uma forma valiosa de preservar o meio ambiente.
O ciclismo, classificado como um transporte ativo impulsionado pela propulsão humana, é um protagonista na busca por alternativas saudáveis e sustentáveis, como destaca o relatório “Pedalando em busca de alternativas saudáveis e sustentáveis” da Fiocruz.
Redução da poluição
Uma das maiores vantagens ambientais do uso da bicicleta é sua contribuição para a redução da poluição atmosférica e sonora. Comparada aos automóveis, a bicicleta apresenta um menor custo operacional e ocupa consideravelmente menos espaço, conforme ressaltado no estudo.
O artigo também enfatiza benefícios que vão além do ambiental, destacando a aproximação entre pessoas que o ciclismo promove. Além disso, a oportunidade de inserir atividade física na rotina sem a necessidade de dedicar tempo extra ao dia é uma valiosa vantagem.
Agilidade e praticidade
De acordo com estudo sobre mobilidade por bicicleta, desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e Ministério do Desenvolvimento Regional, 82,5% dos entrevistados pedalam mais de cinco vezes na semana.

Em seguida, aparece a preocupação com a saúde, motivo que levou 26% dos entrevistados a optarem pela prática.
Nesse contexto, o estudo destaca que pedalar é uma atividade aeróbica, por isso apresenta potencial para melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças crônico-degenerativas.
Pedalar libera serotonina e endorfina, dois hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer. Por isso, a prática também ajuda a regular o humor e a reduzir o estresse.
Além disso, essa é uma opção de exercício ao ar livre, modalidade que traz benefícios para a saúde mental, como o relaxamento, o que contribui para diminuir o estresse e pode ajudar na prevenção da ansiedade e da depressão, por exemplo.
Saúde, qualidade de vida e bem-estar
1- Traz força muscular
O ciclismo trabalha os membros inferiores, mas também contribui para o fortalecimento dos membros superiores, que contribuem para a estabilização e postura em cima da bicicleta.
Com isso, o exercício traz fortalecimento muscular, o que também auxilia no preparo do corpo para a prática de outras atividades físicas.
2- Preserva as articulações
O professor e preparador físico Marcio Atalla explica que pode ser uma boa prática para diferentes perfis, por se tratar de uma atividade de baixo impacto.
Segundo o preparador físico, pedalar apresenta menos impactos para as articulações em comparação com outros esportes, como o vôlei e o futebol, por exemplo.
“Você tem um grande benefício que é pouco ou quase nenhum impacto nas articulações. Para quem tem sobrepeso ou ainda não tem uma musculatura muito boa, é uma atividade física muito indicada”, explica.

3-Melhora a coordenação motora
Assim como outras atividades aeróbicas, pedalar também traz uma melhora para a coordenação motora, uma vez que trabalha o equilíbrio, a resistência e os músculos do corpo como um todo.
Para idosos, por exemplo, esse fortalecimento pode contribuir para a redução de quedas, que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, é uma consequência da perda de mobilidade causada pelo envelhecimento.
Segundo a Sociedade, cerca de 30% a 40% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano.
4-Regula a pressão arterial
Por se tratar de um exercício aeróbico, o trabalho cardiovascular está entre os principais benefícios de pedalar. O ciclismo ajuda a regular a respiração e a controlar a pressão arterial.
5-Auxilia na redução do colesterol
Com o metabolismo mais acelerado, o organismo consegue queimar outras substâncias que contribuem para o controle do colesterol, além de evitar o acúmulo de gorduras.
Segundo estudo realizado pela Universidade de Birmingham em parceria com a King’s College London, os ciclistas que participaram da pesquisa não aumentaram seus níveis de gordura e colesterol com a idade.
Além disso, os testes identificaram um fortalecimento do sistema imunológico, que parecia não ter envelhecido.
6- Ajuda na perda de peso
Por acelerar o metabolismo e queimar calorias, um dos benefícios de andar de bicicleta é a perda de peso de forma saudável.
Ao fazer com que o corpo queime calorias mais rapidamente, a prática auxilia na redução do acúmulo de gorduras.

7-Melhora a qualidade do sono
O bem-estar e a qualidade de vida proporcionados pelo ciclismo contribuem para a saúde do sono, auxiliando a dormir bem e atuando na prevenção de distúrbios como a insônia.
De maneira geral, a prática de atividades físicas pode ajudar na qualidade do sono e também na disposição ao acordar, por isso esse é um dos benefícios de pedalar.
Como incluir a bicicleta na rotina?
O Guia de Atividade Física para População Brasileira, do Ministério da Saúde, reforça que é possível inserir as práticas na rotina de diferentes maneiras, seja no tempo livre, nas tarefas domésticas ou no deslocamento.
Dessa forma, os benefícios de andar de bicicleta para a saúde do corpo e da mente são aproveitados mesmo dentro de uma rotina agitada, em que não sobra tempo para ir até a academia, por exemplo.

Além de usar a bicicleta para se locomover de um local para outro, também pode-se inserir a prática de outras maneiras na rotina, como:
- Pedalar pelo bairro;
- Trocar o tempo nas redes sociais por tempo na bicicleta;
- Combinar com amigos e familiares para pedalarem juntos;
- Escolher lugares diferentes e agradáveis, como parques, para pedalar no tempo livre.
Fotos: @dulce_rodriguez_jornalista e Pixabay