O consumo online de produtos sustentáveis segue se consolidando no Brasil. É o que revela a nova edição do estudo divulgado pelo Mercado Livre sobre o consumo de produtos com impacto positivo na plataforma, aqueles cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais.
De acordo com a pesquisa, o consumo desses itens cresceu 40% no país, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Crescente demanda
Denominado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo aponta que mais de 4,4 milhões de pessoas compraram mais de 7,6 milhões de produtos considerados sustentáveis na América Latina no ano passado.
No Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, isto é, 55% do total desses produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no país por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.
O estudo revela, ainda, que o Brasil continua a se destacar a partir do aumento do número de pessoas que compram produtos sustentáveis. Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o Brasil responde por 60% dessa fatia, um crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior – na América Latina, o crescimento foi de 27%.
Bicicleta no TOP
Nos últimos seis meses, as buscas por produtos sustentáveis dobraram tanto no Brasil quanto na América Latina. Atualmente, são 130 buscas por minuto no país e 230 buscas por minuto na região.
Em todos os países contemplados no estudo do Mercado Livre, incluindo o Brasil, o termo mais pesquisado foi bicicleta. No país, o item bicicleta foi seguido nas buscas por filtro de água, garrafa térmica, painel solar, ar-condicionado, coletor menstrual, fralda ecológica, calcinhas menstruais e cápsulas reutilizáveis.
Mais vendidos
No Brasil, as bicicletas estiveram entre os 5 itens de impacto positivo mais vendidos, seguidas por purificadores de água, garrafas reutilizáveis, microondas com alta eficiência energética e leites vegetais. Em se tratando de crescimento de vendas, as fraldas reutilizáveis lideram no país, com aumento expressivo de 190% em relação ao ano anterior.
Já no quesito categoria, tanto em outros países da América Latina quanto no Brasil, Esporte e Fitness é a que lidera em vendas, sobretudo os produtos como bicicletas e garrafas reutilizáveis.
Na sequência aparecem as categorias ‘Equipamento energeticamente eficiente’ e ‘Alimentação consciente’, esta que engloba alimentos orgânicos e veganos, por exemplo. As categorias que mais cresceram foram: ‘Bebês’, com itens como fraldas reutilizáveis, cujo crescimento foi de 250% na América Latina e 290% no Brasil; e ‘Eletrônicos Recondicionados’, que observou aumento de 160% no país e 110% na região.
O estudo aponta ainda que algumas tendências continuam a se consolidar, a exemplo da categoria ‘Cuidado pessoal com impacto positivo’, que registra mais de 220 compras diárias no Brasil. Dentro dela, o absorvente lavável é o item líder nas preferências pelo terceiro ano consecutivo.
Empreendedorismo “verde” em alta
Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, houve um aumento de 8% no volume de marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, ultrapassando a barreira dos 57 mil na região. Desse total, 37% estão no Brasil, onde o crescimento foi de 15% em relação à pesquisa anterior.
No Mercado Livre, temos a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários a produtos mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, impulsionar marcas e empreendedores de triplo impacto.
Por meio de uma curadoria especializada, oferecemos a mais ampla oferta de produtos com impacto socioambiental positivo em um só lugar, facilitando melhores decisões de compra e apoiando aqueles os usuários que desejam se tornar agentes de mudança”, afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.