A Bio Pescados Jardins conta agora com um charmoso bistrô em seu deck instalado na Alameda Lorena, (SP) onde as pessoas podem saborear o melhor da culinária amazonense, combinando a grande variedade de pescados da região com ingredientes típicos como tucupi, açaí, farinha de Uarini, castanhas e pimentas que trazem a diversidade e riqueza dos sabores do Norte do país.
Um dos destaques do Bio Bistrô é a sua conexão regional. Toda a sua linha de peixes, especiarias e ingredientes são, em sua maioria, nativos do Norte do Brasil e provenientes de pequenas e médias empresas locais.
Os peixes do Amazonas como o tambaqui, pirarucu, filhote, tucunaré, traíra e dourada, até peixes mais exclusivos como aruanã, curimatã, jaú, cubiu, piramutaba, pirara, surubim e sardinha são processados pelo frigorífico Bio Pescados da Amazônia que fica à beira do Rio Solimões, no município de Iranduba.
Vitrine das comunidades ribeirinhas
Porém seu principal atributo é que os peixes “são capturados de forma totalmente artesanal por comunidades ribeirinhas que os pescam em rios como Solimões, Purus, Juruá, Madeira e Amazonas e em reservas como a Mamirauá, entre outras. Por meio desse sistema, todo peixe processado pela empresa tem sua origem rastreável, o que permite à Bio garantir a qualidade dos produtos que oferece em todo o País e no Exterior”, assegura a empresa por meio de um comunicado.
Vídeo: Bio Pescados, reprodução do Facebook
O outro sócio da Bio Pescados Jardins e proprietário da Bio Pescados da Amazônia, Armando Correa, tem vasta experiência de mais 15 anos com pescados na região e nos três meses do ano de pesca autorizada para a maioria das espécies, sua indústria chega a processar 70 toneladas de peixe diariamente, entregue pelos ribeirinhos.
A Bio Pescados Jardins é uma vitrine para estes pequenos produtores, tanto na exposição dos pescados para os clientes que visitam a loja, quanto para distribuição desses peixes superexclusivos para Food Service, atendendo grandes chefs, restaurantes e hotéis desde a inauguração da loja em dezembro de 2021.
A proposta culinária
“Criamos um espaço aconchegante para oferecer um cardápio regional para difundir as peculiaridades e sabores do Norte e produtos de outras regiões. Em nosso empório reunimos um mix que inclui uma grande variedade de peixes e iguarias pouco conhecidas em São Paulo e que agora podem ser combinadas e degustadas no Bio Bistrô, nas receitas assinadas pelo chef amazonense Paulo Fortunato”, revela Gustavo Pedrosa, sócio da loja Bio Pescados Jardins.
Para a estreia, o Bio Bistrô conta com um menu de quitutes regionais, perfeitos para o happy hour. Para quem gosta de petiscar, há sugestões como o Bolinho de Pirarucu Seco, que traz uma releitura amazônica do bolinho de bacalhau português, Patinhas de Caranguejo, Pastéis de Vatapá, as deliciosas Sardinhas da Amazônia Fritas, Mojica de Peixe Amazônico e o irresistível Camarão Empanado com Tapioca que vem com uma crosta crocante feita com a farinha trazida de Manaus.
Já, para quem quer aprofundar a viagem pelos sabores amazonenses, a proposta é começar com a famosa Banda de Tambaqui que vem assada e acompanhada com o Baião de Dois da casa.
Outras delícias que o Chef criou especialmente para serem servidas no novo espaço são a Moqueca de Filhote com Camarão Rosa do Pará, a caldeirada Paraense no Tucupi com Jambu e o cremoso Risoto de Cogumelos Yanomami. E para completar essa experiência e torná-la mais gostosa, tem ainda a Tortinha de Cupuaçu, o Pudim de Leite com Cumaru e saborosíssimo Açaí Orgânico do Pará, uma das atrações da Bio Pescados Jardins.
Para acompanhar o cardápio, a casa oferece uma seleta carta de vinhos brasileiros do sul, sucos típicos e cervejas artesanais. “Nosso cardápio tem a ambição de unir o Oiapoque ao Chuí, harmonizando pratos e sobremesas com produtos regionais de alta gastronomia como o azeite Potenza Blend Frutado, único azeite brasileiro a conquistar Prêmio Mario Solinas, o Oscar dos azeites”, explica.
Fotos: Divulgação Bio Pescados/ assessoria