Café, amigo ou vilão para a saúde?

O café é uma das bebidas mais amadas e mais consumidas em todo o mundo, ficando atrás apenas da água. Não é à toa que a bebida tem uma data especial para homenageá-la. No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café.

Sozinho ou com outros, para iniciar a rotina ou durante uma pausa no trabalho, milhares de pessoas adotam o cafezinho como uma bebida diária.

Uma xícara de café fumegante pode mexer com as pessoas de formas bem diferentes. Pode ser uma lembrança boa ou ser o sustento de uma família inteira; pode ser aquela energia extra durante o expediente ou um momento para relaxar.

O ato de tomar café é algo muito simbólico e, além de fazer bem para saúde, faz bem para alma. O cheiro que traz lembranças, o sabor que parece reconfortante e muitos outros sentidos e sentimentos que vêm à tona pelo simples hábito de tomar café.

Para demonstrar, nesse papo vamos falar sobre os benefícios do café, para sua saúde e para sua alma. Então se senta e fica à vontade.

Benefícios do café para a saúde

1- Ajuda no rejuvenescimento, graças às suas substâncias antioxidantes.

2- Alivia o estresse: um estudo conseguiu comprovar que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor e a aliviar o estresse.

3- Auxilia no processo de emagrecimento, por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos, além de contribuir na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, ou seja, a queima de gordura.

4- Estimula a digestão, estimulando o funcionamento dos intestinos e os reflexos do estômago e do reto, o que aumenta o movimento gastrointestinal.

O cheirinho do café que lembra…

Todos os 5 sentidos nos ajudam a aprender e reter informações, sendo que as mais marcantes podem ficar em nosso inconsciente e se tornarem alguma fonte de estímulo. Logo, o olfato e o paladar são os cúmplices desse amor por café, o cheirinho que lembra tranquilidade de um café da manhã, o gosto que só o café da tia tem, aquela desculpa boa para ver os amigos e ficar batendo bato.

Essa relação entre o momento e o ato de tomar café nos faz criar uma associação, tanto que é uma questão cultural dos brasileiros, por exemplo se quer mostrar que é amigável, chamar a pessoa para tomar um café. E quando quer resolver algo, “venha, vamos tomar um café”.

É bom ter atenção para não recusar um convite importante assim, afinal, em alguns lugares chega até ser falta de educação não topar o cafezinho.

Para comemorar a data, que tal preparar aquele cafezinho especial?

O mercado de café oferece uma diversidade de possibilidades de preparo da bebida. Pensando nisso, focandono positivo  listou as categorias de café mais comuns que você pode provar e se deliciar.

 Expresso

Ele é considerado um dos mais tradicionais do mercado. O café é feito sob pressão, puro, sem adição de açúcar, leite ou qualquer outro ingrediente, formando uma espuma levemente marrom na borda.

Capuccino

A bebida é feita de uma mistura do café expresso, canela e com leite vaporizado, trazendo uma cremosidade bem característica ao café.

Mocha

Esse tipo de café é feito com café expresso com leite vaporizado. Nele também é acrescentado chocolate e chantilly, o que deixa a bebida irresistível.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre esse mundo dos cafés?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *