O Glitter ecológico é uma escolha consciente que reflete seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Ao contrário do glitter convencional, composto por microplásticos prejudiciais, o glitter ecológico oferece uma alternativa brilhante e sustentável.
O glitter tradicional, feito de folhas de cloreto de polivinila (PVC) e tereftalato de polietileno (PET), é, na verdade, uma coleção de minúsculos pedaços de plástico.
Esses microplásticos, sem dúvida, têm um impacto negativo no nosso ecossistema, pois não são biodegradáveis.
Para piorar, o processo de produção envolve a aplicação de camadas ultrafinas de alumínio em ambos os lados, contribuindo para a poluição e degradação ambiental.
Brilhe de maneira sustentável!
Graças às alternativas de glitter que não contêm plástico em sua composição, podemos usar opções, que são biodegradáveis ou naturais e representam uma abordagem mais consciente e amigável ao meio ambiente.
E o melhor de tudo é que você pode criar seu próprio glitter ecológico em casa, evitando assim a contribuição para a poluição plástica.
A equipe do Focando no positivo, lista os ingredientes, materiais e o modo de preparação para que você possa brilhar no Carnaval de uma forma que respeita e cuida do nosso planeta.
Juntos, podemos transformar pequenas ações em grandes impactos positivos para o meio ambiente.
Vamos celebrar com brilho e consciência!
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de gelatina vegetal em pó;
- 1/2 xícara de água de beterraba gelada.
Material:
- Borrifador de água;
- Forma lisa;
- Pincel largo e macio;
- Microprocessador de alimentos (mixer) ou liquidificador.
Modo de preparo
- Para fazer o glitter ecológico de gelatina vegetal você vai precisar de água colorida de beterraba (ou algum outro alimento que dê cor à água, como açafrão-da-terra, spirulina, urucum e carvão ativado).
- Para isso, cozinhe as beterrabas que irá comer e leve a água restante (que sobrar do cozimento) ao fogo para evaporar até a quantidade reduzir a meia xícara e concentrar bem a cor da beterraba.
- Coloque a gelatina em pó num pote de vidro e borrife a água de beterraba gelada uniformemente, sem misturar. Coloque no micro-ondas por 30 segundos, parando a cada dez segundos para misturar.
- Pincele a gelatina na superfície lisa escolhida – como uma forma, tapete de silicone ou algo do tipo. Deixe secar por no mínimo seis horas. Depois de seco, corte a folha em pedaços menores.
- Por fim, bata tudo no microprocessador ou liquidificador. Para obter glitter ecológico grande e pequeno, utilize uma peneira.
Microplásticos já contaminam até água em garrafa
Fixação do glitter ecológico
O glitter ecológico não gruda tão fácil no corpo quanto o de plástico. Para fixar seu glitter ecológico, use algo grudento como o gel natural da babosa ou manteiga de karité. Protetor solar ou bases naturais líquidas também funcionam.
Levantamento mostra que há microplástico na água da torneira de todo o mundo, incluindo o Brasil
Outra opção: Pó de mica
O pó de mica é uma espécie de “glitter natural “. Isso mesmo, o pó de mica vem das rochas, então se você lavar no chuveiro e ele voltar para o ambiente não tem problema, pois é de lá que ele veio.
O legal de utilizar o pó de mica como glitter ecológico é que ele já vem pronto – apesar de ter um preço um pouco mais elevado que as receitas de glitter ecológico com sal ou gelatina.
Ele também é mais fácil de espalhar pelo corpo e já tem uma aderência natural, mas seu aspecto é mais próximo de uma sombra colorida.
É possível encontrar pó de mica nas cores dourada, prateada, branca, preta, marrom, roxa, verde, rosa entre outras. A mica também é conhecida como pigmento em pó, e é muito utilizada na coloração de sabonetes e cosméticos.
Ela pode ser encontrada em lojas que vendem itens para produção de cosméticos artesanais.