A ceia de Natal é um momento especial de celebração e partilha. Por isso, é preciso planejar -com muito carinho- cada refeição que você e sua família farão e comprar só o que você precisa para prepará-las.
Focando no positivo listou algumas dicas para preparar uma ceia memorável, reduzindo ao máximo o desperdício:
1- Planejamento Prévio
Liste os pratos e quantidades necessárias, evitando compras excessivas. Antes de ir a comprar, veja o que você tem em casa e faça uma lista do que falta, pensando no número de convidados e no tamanho da sua necessidade.
Natal é tempo de união e de partilhar então dívida os platôs da ceia entre os convidados e evite os gastos por impulso.
2- Aproveitamento integral dos alimentos
Utilize cascas e talos para criar caldos, geleias ou enfeitar pratos. Essas partes dos alimentos também possuem alto valor nutritivo
3- Receitas flexíveis
Opte por pratos que possam ser reaproveitados, transformando sobras em novas refeições. Use a criatividade ao montar seus pratos.
4- Compras conscientes
Dê preferência a produtos locais, frescos e de época, minimizando embalagens.
5- Porções adequadas
Sirva porções moderadas para evitar sobras em excesso.
6- Reaproveite tudo que sobrou
Que tal reutilizar as sobras e preparar uma deliciosa receita de torta, utilizando os pedaços e preparando este novo prato? Se preferir, o bolinho de bacalhau também é uma boa pedida.
A carne do peru que sobrar em suas ceias de fim de ano ainda pode render uma deliciosa refeição. Após refogá-la com cebola e alho em uma frigideira, a carne desfiada pode ser transformada em uma torta, com queijo e creme de leite. Se levado novamente ao forno, com um pouco de queijo ralado por cima, terá aquele toque gratinado especial. Fica uma delícia!
Ela também pode virar um delicioso sanduíche, uma sopa, um escondidinho, uma farofa. Deixe a criatividade fluir e transforme as sobras em um novo prato. Pode ficar delicioso e evita que alimentos ainda próprios para consumo sejam jogados no lixo.
7- Armazenamento adequado
Guarde as sobras corretamente para preservar sua qualidade por mais tempo. As ceia de Natal costuma ser fartas, mas lembre-se: o que sobrar, não precisa ir para o lixo. No dia seguinte, coloque o que for possível aproveitar em recipientes separados e guarde-os na geladeira: dá para consumir em até 48 horas.
Se for congelar, coloque etiquetas com o nome do alimento e a data de congelamento: consuma em até 30 dias.
8- Doações e compostagem
Considere doar alimentos não utilizados para instituições de caridade ou compostar restos de comida.
Com essas estratégias simples, é possível desfrutar de uma ceia saborosa e gratificante, enquanto minimiza o desperdício alimentar durante as festividades de Natal.