Estudiosos afirmam que a cerâmica é a “mais antiga das indústrias”. Ela passou a substituir outros materiais mais difíceis de serem trabalhados, como a pedra e a madeira. Os registros apontam que indígenas da Ilha do Marajó, no estado do Pará, Brasil, já produziam suas próprias peças desde cerca de 400 d.C.
Com o treinamento certo, o artesão se utiliza dos elementos para modelar, depois, a peça é cozida ao sol, em fogueira ou em fornos. O produto pode ter a cor natural, preto, vermelho ou amarelo, podendo ser revestido de pintura ou vidrado, o que forma um esmalte brilhante e torna a peça mais resistente.
A cerâmica, ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais artesanatos ao redor do mundo. E, no Brasil, não foi diferente.
De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), são 11.697 trabalhadores formais nas indústrias de cerâmica de São Paulo.
Carol Lamaita, artista plástica especializada em cerâmica utilitária de alta temperatura, disse que há 20 anos trabalha desenvolvendo práticas sustentáveis de produção e atendendo exigentes clientes do mercado gastronômico e empresas de grande porte.
Ela ressalta que é o melhor momento para trabalhar com cerâmica. “A cerâmica pode sim ser lucrativa, afinal, o mercado tem muitas oportunidades para quem maneja este tipo de artesanato”.
Dicas:
Para quem quer começar na área (seja como hobby ou para se profissionalizar):
1– Busque bons cursos para começar; se não houver local, procure os cursos online;
2- Se tem a possibilidade de fazer aulas presenciais, faça, porque a troca de conhecimento e vivências são muito importantes nesta arte;
3– Separe horas nos seus dias ou semanas para praticar porque habilidades manuais precisam de tempo de dedicação para o desenvolvimento e aprimoramento;
4- Separe um espaço em casa para isso e veja se há itens da sua rotina que podem servir para a cerâmica (muitos itens usados para criar peças em cerâmica são iguais ou parecidos com utensílios de cozinha);
5-Por último e não menos importante, diversão em primeiro lugar! Desenvolver esse trabalho ajuda a ter mais paciência, resiliência e conexão com a nature.
Início da jornada
Pensando em quem tem este tipo de artesanato como hobby, a ceramista, Carol Lamaita, abriu as inscrições para a “Jornada do Ceramista”, um evento online e gratuito, nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio.
“Uma jornada transformadora, online e gratuita para ensinar como você pode aproveitar o melhor momento da história para trabalhar com cerâmica”, ressalta a artista plástica.
O foco da artista plástica é mostrar que a cerâmica pode sim ser lucrativa.
A artista finaliza: “Quero te ajudar a entrar nesse universo mágico e dar seus primeiros passos para transformar a cerâmica numa fonte de renda!”
A inscrição pode ser feita neste Site