Decoração para um Natal e Réveillon de sucesso

Festas de Natal e final de ano são ótimas ocasiões para comemorar a vida e a amizade junto com os familiares e amigos. Por isso, use a criatividade para dar mais estilo e personalização as comemorações. Invista em uma composição encantadora e surpreenda os seus convidados.

Para marcar esses momentos especiais nada como uma bela decoração. Para ajudar nesta missão, a especialista na arte de “receber bem” e professora do curso de Personal Welcome do Centro Europeu, Silvia Cabral, separou algumas dicas que farão toda a diferença nestes encontros tão esperados.

1 – Prepare a festa com antecedência

Para que a recepção de seus convidados seja um sucesso, é importante que você faça um planejamento para não ficar sobrecarregada/o na véspera e poder curtir a festa. Comece pela lista de convidados, pois é ela que vai direcionar todas as demais decisões, como o menu e a quantidade de porções e até o local mais apropriado.

Depois, pense na decoração levando em consideração o estilo e as condições do local onde será realizada a festa. Se você estiver planejando fazer a comemoração na área externa da casa, tenha também uma opção de espaço fechado igualmente atrativo para o caso de uma chuva inesperada, o que não é raro de acontecer no mês de janeiro. A dica é sempre montar a mesa com comes e bebes em uma área coberta.

2 – Invista em uma mesa posta

É hora de tirar aquela louça bonita do armário e caprichar no jantar. A mesa posta está em alta e vai surpreender os seus convidados. Basta arrumar os pratos, copos, taças e talheres cuidadosamente sobre uma toalha bonita, jogos americanos ou souplats.

A ceia de Natal costuma reunir muita gente e ter uma maior variedade de pratos. Assim, para uma mesa posta eficiente, é importante pensar no espaço disponível na hora da escolha e organização das louças e talheres.

Sempre leve em consideração o número de pessoas que vão se sentar à mesa, pois os utensílios não devem limitar o espaço.

Quando o assunto é etiqueta, louças e talheres devem ser organizados da seguinte maneira: faca sempre a direita com a lâmina para dentro, assim como copos e taças a direita também os garfos ficam à esquerda e talheres de sobremesa acima do prato.

A toalha é um item opcional, mas é uma boa saída para quem vai receber muitas crianças, pois ajuda a proteger a mesa da sujeira. Podem ser brancas para contrastar com as cores da decoração e da louça, ou bem coloridas quando o resto for mais minimalista.

Uma alternativa é o jogo americano, que além de proteger a mesa do calor dos pratos, realça a louça e ainda ajuda a demarcar o lugar de cada convidado. Já os guardanapos, de tecido ou de papel, devem ser posicionados no centro do prato ou à esquerda, para completar a composição.

Apesar de o nome ser “centro de mesa”, essa decoração pode ser espalhada por toda extensão da mesa, de forma harmoniosa. Uma boa opção são as bandejas, que podem ser decoradas com as folhagens natalinas, com as famosas bolinhas e até mesmo com frutas.

Você também pode usar guardanapos de tecido enrolados e amarrados com fitas, barbantes ou enfeites feitos à mão. O ideal é usar louça lisa e abusar dos tons dourado, prateado ou rose gold – um dos hits da estação.    

3 – Use velas para trazer luminosidade

Elas podem ser usadas sozinhas, em conjunto ou em diferentes castiçais para decorar a mesa ou os ambientes. Você pode, por exemplo,  colocar raminhos de folhas em volta de uma vela branca e prender com fita; ou, ainda, providenciar forminhas de alumínio, enchê-las com lentilha e dispor uma vela de rechaud por cima.  

É possível ainda utilizar uma saída simples e elegante são os recipientes de vidro ou cristal, que podem cumprir a função de centro da mesa e as plantas.

Usar plantas na decoração também é uma forma de trazer a sensação de aconchego e relaxamento, trazendo a natureza para a sua ceia.

4 – Faça decoração suspensa com enfeites e balões

Invista em enfeites pendurados no teto ou em alguma armação para decorar a casa. Uma dica é combinar grandes estrelas brancas com pisca-pisca ou pendurar algumas bolas metalizadas sobre a mesa principal.

Você pode fazer essa composição com fios de nylon e, assim, a decoração vai parecer estar flutuando. Já os balões enchidos com gás hélio deixam qualquer ambiente festivo.

Basta amarrar fitilhos nas pontas e deixá-los flutuando. Se preferir, você pode deixá-los no chão – ou até mesmo em cima da mesa –  amarrados em fitas com uma pedrinha na ponta para fazer peso.

5 – Aproveite as cores de Natal

Os tons de vermelho já estão tradicionalmente estabelecidos como um clássico do Natal, e junto com eles, o verde desempenha um papel muito importante nas decorações natalinas.

 Já para o Ano Novo, é possível usar cores que têm significados. O tradicional branco, o dourado e o prata – ligados à generosidade e à prosperidade – trazem os ambientes para o clima de esperança que se renova.

 Os pisca-piscas e bolas coloridas usados para decorar a árvore de Natal podem ser aproveitados para compor a ornamentação do Réveillon 2022. Os enfeites dourados e prateados, por exemplo, podem ficar bastante elegantes dentro de recipientes de vidro transparentes, assim como as luzes – de led – que podem compor o décor em centros de mesa ou dentro de garrafas com flores brancas.

6 – Pense na diversão dos convidados  

Nem só de papo sobrevive uma festa. É importante conversar em família, mas também é ótimo se divertir. Coloque caixas de som que estejam de acordo com o tamanho da festa – pode até mesmo ser um modelo portátil conectado ao celular – e ofereça uma trilha sonora variada que agrade a todos os convidados.

Você também pode propor jogos ou brincadeiras como a de abrir uma cápsula do tempo com memórias familiares.

A hora da virada é o ápice da festa de Réveillon e, diante disso, é importante pensar em uma maneira especial de fazer a contagem regressiva para o novo ano. Uma ideia, por exemplo, é representar essa contagem com relógios analógicos dispostos em cima de uma mesa, aparador ou móvel. Você, inclusive, pode pedir para familiares emprestarem alguns modelos antigos que estejam guardados.

Além de dar um charme a mais ao momento, colocá-los todos para despertar à meia noite pode ser bastante divertido.

8 – Capriche na hora do brinde

Para deixar esse momento ainda mais especial, há muitas formas de decorar taças para celebrar o Ano Novo.

Você pode fazer gravatinhas-borboleta de papel coladas com cola quente, molhar ou decorar as bordas das taças com glitter comestível ou apostar nas versões temáticas de acrílico disponíveis em lojas que vendem decorações para festas. 

Esses são detalhes charmosos que fazem a diferença e chamam a atenção dos convidados.

Boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *