Dia do Consumidor: A crescente preferência por produtos sustentáveis

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Esta data tem sua origem em 1962, quando o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, reconheceu os direitos dos consumidores.

No Brasil, 29 anos depois, em 11 de março de 1991, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal 8.708/1990.

Neste dia, precisamos celebrar e estimular a prática do consumo sustentável.

Essa mudança de comportamento tem sido cada vez mais exercitada pelo mercado consumidor e, por conta disso as empresas que não se adequarem a esse novo cenário perderão cada vez mais valor agregado e adeptos aos seus produtos e serviços.

O estudo “Me, My Life, My Wallet”, conduzido pela KPMG International, em sua terceira edição, destaca tendências importantes entre os consumidores durante a pandemia de covid-19.

Baseado em um levantamento abrangente envolvendo mais de 18 mil pessoas em 16 países, regiões e jurisdições, o estudo revela que houve um aumento significativo de 37% entre os consumidores que valorizam produtos ou serviços sustentáveis desde o início da pandemia.

Adicionalmente, 90% dos entrevistados demonstraram disposição para pagar um pouco mais por produtos e serviços oferecidos por empresas com estratégias produtivas voltadas à sustentabilidade.

Questionamentos do consumidor moderno

O conceito de sustentabilidade nas relações de consumo é abrangente e vai muito além das preocupações referentes ao desperdício ou aos cuidados ambientais.

É claro que a preservação dos nossos recursos naturais é uma preocupação de todos, mas os questionamentos do consumidor moderno são cada vez mais profundos, tais como:

  • De onde vem o que consumo?
  •  Quais insumos são destinados para a sua produção?
  • Quais recursos naturais que são utilizados?
  • Essa extração é legal?
  • Esses recursos estão em escassez?
  • Quem os recompõe?
  • Este fabricante realiza o processo produtivo em atenção à legislação ambiental vigente?
  • Respeita a legislação trabalhista
  • Há descarte adequado dos resíduos do processo produtivo
  • Este fabricante faz uso de insumos que agridem o meio ambiente?
  • O processo produtivo é realizado mediante exploração de trabalho escravo ou outra mão de obra análoga?
  • As embalagens são biodegradáveis?
  • A empresa possui preocupação e responsabilidade social?
  • É uma empresa inclusiva?
  • Possui certificação e cuidados ambientais em seu ambiente produtivo?

São inúmeras as exigências deste novo público, mas o que vemos na prática é uma parcela reduzida de fornecedores aptos a atendê-las.

Valor

A razão disso é simples: Um produto “sustentável” é mais caro do que um produto “não sustentável” e empresa que se dispõem a investir nesse conceito, muitas vezes perde mercado consumidor por conta do valor final do seu produto, que certamente será bem superior aos produtos que os seus concorrentes não engajados oferecem.

Processo produtivo oneroso

O processo produtivo sustentável é oneroso ao fornecedor.

E esta, certamente, ainda é a maior causa de resistência à adesão de tais práticas pela sociedade empresarial, notadamente diante da ausência de políticas públicas que visem a redução de despesas para as empresas que investem neste segmento, tais como incentivos fiscais, atribuição de certificações, reconhecimentos etc.

Embora o desafio competitivo, como vários consumidores não sem importam em pagar um pouco mais pela aquisição de produtos sustentáveis, os fornecedores, investem cada vez mais no desenvolvimento de produtos alinhados com estes anseios da sociedade, e as preocupações de bem-estar e sustentabilidade do consumidor moderno.

Essa “tendência” na verdade deve ser encarada cada vez mais como uma responsabilidade individual de cada consumidor em prol da construção de um mundo melhor e mais sustentável.

A exigência e atitude dos consumidores ao escolher seus produtos de acordo com o nível de sustentabilidade que eles representam é um caminho sem volta e algo que devemos comemorar neste dia 15 de março.

Com informação do Exame

Fotos: Pexel

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