Entenda como se avalia o desfile das escolas de samba

Carnaval é arte e muita criatividade. Carros alegóricos, mestre-sala, porta-bandeira, enredo, rainha da bateria e comissão de frente. A grande festa do Carnaval no Sambódromo é também uma competição.

Cada escola desfila de acordo com um enredo, e os jurados pontuam durante a competição no Sambódromo, o que determina as notas das escolas e a classificação.

No desfile das escolas de samba, cada detalhe tem importância e significado próprio. Mas, você sabe quais são os elementos avaliados no desfile de uma escola de samba?
 

No desfile do Rio Janeiro, o maior do país, a apuração das escolas da Série Ouro 2023 acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), na sequência à apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Ao todo, são nove quesitos avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Um sorteio, antes da apuração, será realizado para decidir a ordem de leitura. O último quesito sorteado será o critério de desempate.

As notas só poderão oscilar de forma fracionada entre 9 e 10 (9,1; 9,2; 9,3…). Caso o jurado tire ponto de uma escola, ele precisa justificar a avaliação. Ao todo, a Série Ouro reuniu 36 jurados, sendo 4 para cada quesito. A menor nota será descartada.

O que é Samba Enredo?

O samba-enredo é a tradução musical do tema que a escola vai desenvolver ao longo da apresentação na avenida. Serve para que o público e os componentes da escola de Samba entendam o tema e é a trilha sonora da festa.

Além disso, a música deve contagiar para que ganhe o público que acompanha o desfile e os jurados. Muitos dos sambas-enredo exaltam a história e a cultura do povo africano, e também podem fazer críticas sociais e políticas, exaltar personalidades da cultura brasileira.

O Samba Enredo é um dos quesitos avaliados na hora de escolher o vencedor do Carnaval.

Comissão de frente 

É o primeiro contingente humano de uma escola de samba. Tem a função de saudar o público e os jurados, apresentando a escola. No Rio de Janeiro, é quesito.

Abre-alas

É a primeira alegoria apresentada pela escola de samba e a única que não obrigatoriamente precisa fazer parte do enredo. Normalmente, traz o símbolo da escola (a Águia da Portela, ou o Tambor da Mangueira, por exemplo).

Ala das baianas

É uma das mais importantes em uma escola de samba. Embora não seja quesito de avaliação, é obrigatória. Representa as antigas baianas quituteiras que, no início do século 20, abriam suas casas para rodas de samba, em um tempo em que o ritmo ainda reprimido pela polícia.

Alas das baianas

Carros alegóricos

São julgados dentro do quesito alegorias e adereços, mas também são fundamentais no quesito enredo, pois, juntamente com as fantasias, têm a missão de apresentar visualmente o tema da escola.

Imperatriz Leopoldinense, a quarta escola na segunda – Foto: Ismar Ingber/Riotur – Blog do Arcanjo 2023

Mestre-sala e porta-bandeira

Proporcionalmente, são os componentes mais importantes, pois são apenas dois disputando cada nota dos jurados do quesito (na bateria, por exemplo, são centenas de ritmistas). Tem a missão de conduzir e apresentar o pavilhão da escola (bandeira), executando um bailado específico.

Bateria 

É uma espécie de orquestra de percussão, que deve acompanhar o canto e conduzir o ritmo do desfile. Forma um quesito específico, mas também influencia em outros, como harmonia musical e samba-enredo.

Unidos da Tijuca foi a quarta a desfilar no domingo – Foto: Alex Ferro /RioTur – Blog do Arcanjo 2023

Madrinha de bateria

Não é obrigatória no desfile, a menos que faça parte do enredo. Há escolas que optam por mulheres de sua comunidade e outras por famosas para desempenhar a função.

Rainha de bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira brilha na Sapucaí

Recuo da bateria

Nas passarelas do samba, há espaços destinados às baterias que, durante o desfile, deverão ingressar neles. Enquanto isso, outras alas precisam ocupar o espaço deixado pela saída da bateria da passarela, para que não ocorram os chamados “buracos”, que provocam perda de pontos no quesito evolução.

Paraíso do Tuiuti abriu os desfiles na segunda – Foto: Ismar Ingber/Riotur – Blog do Arcanjo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *