A Ilha do Mel localizada no estado do Paraná, Brasil é um tesouro escondido que encanta todos os que a visitam. Suas belas praias e paisagens oferecem uma experiência inesquecível, imersa em ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, tornando-a um destino de ecoturismo ideal.
Focando no positivo, tive o privilégio de explorar as maravilhas da Ilha do Mel, junto a experiente guia de turismo Marinete Marques. Esta incrível excursão foi organizada pelo Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), do qual agora a nossa revista digital faz parte como membro.
A travessia para a Ilha do Mel é fácil e rápida, partindo de Paranaguá ou Pontal do Sul. Saindo de Paranaguá o tempo da viagem é de aproximadamente 50 minutos e a distância percorrida é próxima de 22 km.
Saindo de Pontal do Sul – PR, a distância até a Ilha do Mel é de apenas de 5 Km, o tempo de travessia é de apenas 15 minutos.
Destino
Para começar, você deve escolher o seu destino na ilha: Encantadas ou Brasília. As opções de travessia variam, desde embarcações tradicionais até opções mais rápidas e confortáveis.
Desde o momento em que pisei na ilha, fui envolvida pelo seu charme especial. De trilhas pitorescas a momentos relaxantes à beira-mar, mergulhei na essência deste paraíso natural.
Encantadas
Trilhas sinuosas e pitorescas conduzem a pousadas e restaurantes encantadores, proporcionando um passeio agradável e relaxante. A ausência de veículos na ilha cria uma atmosfera única de tranquilidade e paz. A locomoção é feita por trilhas de areia, revelando um paraíso natural preservado.
Localizada na parte sul da ilha, a Gruta das Encantadas é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.
Testemunhei a riqueza da fauna e flora locais, avistei uma variedade de aves que nos acompanharam na travessia até chegar à praia emoldurada por ondas fortes e um costão rochoso.
Caminhar não é a única forma de se exercitar na Ilha do Mel. Para quem gosta de um pouco mais de adrenalina é possível praticar diversos esportes radicais, como o Standup Paddle, o voo duplo de parapente ou surf nas ondas perfeitas da região.
Com vista ao mar, tem diversos restaurante com buffet livre a preço solidário com clima familiar, música e diversas opções de comida. Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar são o grande destaque da culinária local.
E, é claro, não deixe de saborear os deliciosos frutos do mar nos restaurantes à beira-mar.
Brasília
Do outro lado da ilha, o Farol das Conchas oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Foi como viajar no tempo, imergindo nas histórias fascinantes que moldaram esta ilha ao longo dos séculos.
Construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o Farol das Conchas pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Subir os 150 degraus do morro para chegar ao topo é poder contemplar uma vista incrível.
Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, o Farol da Conchas, idealizado por Dom Pedro e construído com materiais importados da Escócia.
Enquanto no outro extremo da ilha está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres que conta histórias fascinantes do passado militar da região. Edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história. É um monumento militar com canhões instalados no alto do Morro da Baleia.
Venha descobrir a Ilha do Mel e deixe-se envolver pela sua beleza e tranquilidade.
Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora e inspiradora, pela que lembro a vocês da importância de valorizar e preservar as maravilhas naturais que o Brasil tem a oferece
Fotos: @dulce_rodriguez_jornalista