Formada em engenheira química e fazendo um mestrado em engenharia de materiais no Rio de janeiro, Aimée Valente de 26 anos, se encontrou com a ioga. Ela disse que aquela primeira aula, de graça, na beira da praia bateu bem fundo com ela e mudou sua vida.
Ela tinha passado por algumas decepções e estava vivendo uma situação emocional difícil. Depois daquela aula, que ela fez por insistência de uma amiga, pensou “é isso que eu estou necessitando para me curar”.
A professora que ministrava a aula fazia parte da Premananda Yoga School, um centro de formação para alunos que gostariam de incorporar a ioga nas suas vidas ou que desejam dar aulas.
Aimée decidiu fazer o curso pelo autoconhecimento, porque aquilo tinha feito muito bem a ela e queria saber mais.
Depois de 200 horas de prática, ganhou a certificação internacional pela Yoga Alliance em fevereiro de 2019.
Voltou para Manaus e recebeu o convite da Companhia Athletica para dar aulas e pelo incentivo de sua mãe e amigos se tornou professora. Comentou que refletiu “eu vou aceitar esse recado do universo”.
Dar aquilo que tinha recebido: Ioga no parque
Aimée contou que a prática da ioga é cara. “Fazer ioga em Studio ou fazer o curso é caro”, disse, e como ela começou porque era uma prática gratuita, isso para ela falou muito forte e sentiu a necessidade de fazer o mesmo. Ela decidiu “oferecer para as pessoas aquilo que ela tinha recebido” nas aulas na praia do Rio de Janeiro.
Como ela já conhecia o formato, veio a ideia de seu projeto Ioga no parque, para promover a ioga para todos.
Iniciou em maio de 2019 no Parque dos Bilhares, na Avenida Constantino Nery, Manaus, porque é um local muito bem localizado com acesso de ônibus, estacionamento para quem tem carro e parcialmente fechado e com certa segurança, salientou.
Com aulas os domingos às 8h30 ela encarou o projeto Ioga no Parque sozinha durante 6 meses. Em novembro se juntou com a Luisa Braga no projeto, ela era conhecida de seu namorado e formada também na Premananda Yoga School. “A gente se gostou muito e ela topou levar o projeto comigo, agora Ioga no parque é nosso”, afirmou.
Pela pandemia as aulas se tornaram on-line e desde agosto de 2020 elas doam seu tempo para esse projeto que oferece aulas de ioga ao ar livre, todos os domingos as 8h30 no Passeio do Mindú, no Parque Dez. A contribuição é voluntária, você dá o quanto pode e deseja.
Ioga cura emocional, física, mental e espiritual
Para Aimée a ioga foi sua cura emocional, “eu precisei olhar para mim e isso veio através da prática da ioga e da meditação, esse momento comigo mesma me permitiu mergulhar no autoconhecimento”.
No entanto, a ioga tem benefícios em todos os aspectos, sejam físicos, mentais e espirituais.
Conforme se vai praticando as posturas físicas, se vai condicionando o corpo, vai melhorando a flexibilidade, tonificando a musculatura interna, desestressando, melhorando o sono e controlando algumas dores. Também vai aprendendo a domar a mente para agir da melhor maneira.
Além de tudo isso tem os benefícios da respiração. Para acalmar os pensamentos acelerados você precisa acalmar a sua respiração e através da ioga se consegue, não é por acaso que os exercícios respiratórios formam a base da meditação.
Veja a seguir alguns dos benefícios da respiração:
Reduz níveis de estresse e combate a ansiedade
Acalma os pensamentos que correm pela sua cabeça diminuindo a frequência cardíaca e reduzindo sua resposta instintiva ao estresse. Isso quebrará o ciclo vicioso dos pensamentos acelerados e de pânico, e fará com que você se sinta com maior controle sobre sua mente e corpo.
Melhora a memória e a tomada de decisão
Controlar a maneira como você respira melhora a memória e a capacidade de resolução de problemas. Se você precisar pensar com mais clareza no momento, tente desacelerar sua respiração. Seus pensamentos devem então clarear.
Ajuda a reduzir a sensação de dor crônica
A dor crônica e o estresse crônico estão intimamente ligados. Quanto mais estressado você estiver, mais seu corpo ficará em um estado de vigília. Você fica mais sensível aos sinais de dor que surgem de seu corpo. Uma maneira de quebrar este ciclo é se concentrar em sua respiração e diminuir sua resposta ao estresse em repouso.
Ajuda a voltar a dormir
Se você acordar no meio da noite e estiver com dificuldades para voltar a dormir, a respiração lenta pode ser algo que você pode fazer para tentar acalmar o cérebro, diminuir seu estado de alerta e ajudá-lo na jornada para dormir outra vez.