Jeans sustentáveis: marcas redesenham 1,5 milhão de peças

O jeans nunca sai de moda! Seu tecido, extremamente versátil,  vai bem em uma variedade de estilos, desde o casual até o elegante. Você pode usá-lo com uma camiseta e tênis para um look descontraído ou combiná-lo com um blazer e sapatos elegantes para uma ocasião mais formal

Porém, o processo de fabricação desse ícone fashion, contudo, é problemático para o meio ambiente, uma vez que consome muitos recursos naturais e tem um ciclo de vida linear (ou seja, fabricar, usar, descartar).

Por isso, a Fundação Ellen MacArthur decidiu desenvolver pesquisas para auxiliar a indústria têxtil, a reduzir os danos ao meio ambiente. Com o intuito de alertar, a organização lançou a iniciativa “The Jeans Redesign” (O redesenho do Jeans, em tradução livre), que estabeleceu um padrão mínimo para que o setor produza itens em concordância com os princípios da economia circular.

As principais orientações do programa tratam de aspectos como longevidade, reciclabilidade e uso de materiais sustentáveis.

Além disso, o programa disponibiliza opções de produção segura.

De 2021 a 2023, os especialistas da fundação avaliaram cerca de 100 empresas do ramo da moda, incluindo gigantes como:

  • C&A,
  • Levi’S, Guess,
  • GAP,
  • Tommy Hilfiger,
  • Banana Republic,
  • Zara,
  • Urban Outfitters,
  • Primark e
  • H&M

Resultado do estudo 

O relatório final do projeto apresentou informações e desafios que devem ser enfrentados para uma melhor adoção das práticas de consumo.

Entre os principais destaques, mais de 1,5 milhão de pares de jeans foram redesenhados pelas marcas para atender às diretrizes propostas. Com isso, uma em cada nove marcas participantes redesenhou pelo menos 40% do seu portfólio de jeans.

Além disso, mais de um terço dos participantes aplicam os princípios do design circular não apenas ao jeans, mas também a outras peças de vestuário, como jaquetas, camisas, bolsas e chapéus.

 70% dos participantes superaram desafios de design e inovação para atender às diretrizes do projeto. Além disso, dois terços dos participantes agora possuem modelos de negócios, ou oferecem serviços, projetados para manter os jeans em uso. Exemplos incluem serviços de aluguel, revenda e reparo.

“Ao redesenhar os produtos para que sejam adequados a uma economia circular, estamos progredindo. Mas para desafiar verdadeiramente os modelos lineares convencionais em grande escala, precisamos ir além do redesenho dos produtos. Precisamos redesenhar os serviços, as cadeias de suprimentos e os modelos de negócios que entregam peças de vestuário e as mantêm em uso. O caminho a seguir está claro. É hora de acelerar o ritmo e a escala do progresso”, afirma Jules Lennon, fashion lead da Fundação Ellen MacArthur.

Desafios

“A coleção criada com o projeto Jeans Redesign provou ser um ótimo protótipo para refinarmos e dimensionarmos nossos produtos circulares de forma mais ampla, incluindo esforços de design circular em toda a empresa. Aprendemos a importância de manter nosso DNA de moda enquanto aplicamos princípios circulares aos nossos produtos. Nosso próximo desafio será aplicar esses princípios em uma variedade maior de produtos e tipos de roupas”, garantiu Nicholas Lambert, líder de Produto Circular da Primark.

O que é a moda circular ?

A moda circular é um conceito revolucionário que propõe uma nova forma de produzir, consumir e descartar roupas. Em contraste com o modelo linear tradicional de “usar e jogar fora”, a moda circular procura fechar o ciclo, garantindo que os materiais sejam reutilizados e reciclados repetidamente.

O estudo inovador destacou o potencial da moda circular para transformar a indústria têxtil, especialmente no caso dos populares jeans.

A transformação do jeans usado em peças reutilizáveis ​​é apenas um exemplo do enorme potencial da moda circular.

Ao repensar todo o ciclo de vida das roupas, desde o design até o descarte responsável, a indústria da moda pode se tornar mais sustentável e ecológica.

Por meio da conscientização do consumidor, inovação tecnológica e colaboração entre marcas, a moda circular pode se tornar uma realidade disseminada, permitindo que o setor contribua positivamente para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

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