Tomar o medicamento na hora certa e no período certo garante a eficácia dos tratamentos e reduz o risco de eventos adversos. A maioria das pessoas sabe disso, mas 50% dos pacientes crônicos não seguem os tratamentos prescritos pelos profissionais de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Um número que sobe para 75% para pessoas que tomam remédios para ansiedade ou depressão. E atinge 60% dos tratamentos com antibióticos. “É um problema de saúde pública mundial de alto nível”, alerta Tamara Peiró, coordenadora da Nodofarma Assistencial, plataforma tecnológica do Conselho Geral das Faculdades Farmacêuticas.
Conforme ele explica para o jornal El País, a origem desse problema tem muitos fatores, como a falta de compreensão do tratamento, o medo dos efeitos colaterais e os próprios sintomas das doenças. E em muitos casos, esquecimento.
Chamada automatizada que auxilia
Farmacêuticos e médicos recomendam a adoção de ferramentas que auxiliem os pacientes no seguimento do tratamento. A primeira coisa é ativar os alarmes no celular. Mas não funciona para todos.
É na terceira idade que a gestão dos tratamentos se torna complicada, porque o número de prescrições e os problemas de memória tendem a aumentar. Uma barreira tecnológica também surge. Apenas um quarto dos adultos com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos possui competências digitais básicas.
Com o objetivo de fazer com que esses muros desapareçam, ou pelo menos diminuam, surgiu um mercado em que empresas na Espanha, como a da Médizin Health, uma startup que ajuda os pacientes por meio de chamadas automatizadas, de tomarem os remédios no dia e horário prescritos.
“Nos comunicamos com os pacientes por meio de uma ligação telefônica automática feita por um assistente virtual”, afirmam os fundadores da empresa, Ignacio Pérez e José Félix Porras.
“Queríamos evitar aplicativos móveis e outras tecnologias complicadas para pessoas mais velhas. Basta pegar o telefone e ouvir o anúncio”.
Muitos dos pacientes tomam seus medicamentos duas vezes, esquecem-se vários dias e depois os tomam de uma só vez ou não os tomam no horário que deveriam. De fato, o uso correto das tecnologias de recordatório de medicamentos reduziria em 100% a não adesão por esquecimento.
Cerca de 10.000 pacientes foram registrados no sistema de Saúde Médizin e estão presentes em oito comunidades autônomas.
Algoritmo com voz humana
O serviço é baseado em um algoritmo que realiza ligações por meio de uma assistente virtual com voz humana, a mesma da Alexa , que configura sua fala de acordo com a prescrição.
Caso a pessoa não atenda o telefone, ela é repetida até três vezes. E se não houver resposta, o sistema entra em contato com um familiar, desde que esteja cadastrado no sistema.
Um estudo publicado em 2017 constatou que a probabilidade de um adulto tomar a medicação no horário correto após receber lembretes diários por mensagens de texto aumenta significativamente: em duas semanas, a taxa de esquecimento caiu de 46% para 5% e o atraso diminuiu de 85%. para 18%.
O problema das mensagens, segundo José Félix Porras, é que “não são lidas ou são lidas tardiamente”, razão pela qual não são tão eficazes como uma chamada telefónica, que é “mais universal”. “A sensação é que uma pessoa liga para ele”, acrescenta.
Nicho maior do esperado
Os fundadores contam que, a princípio, a ideia era focar nos idosos e naqueles que sofriam de doenças cognitivas, como Parkinson e Alzheimer. No entanto, eles têm notado um número crescente de usuários entre 30 e 50 anos que usam o serviço para lembrá-los de tomar pílulas únicas, mensais ou em dias alternados, como antibióticos ou vitamina D.
Para se adequar a esse público, o Médizin Saúde passou a incluir também o envio de mensagens via WhatsApp.
O serviço é gratuito para pacientes e requer cadastro nas farmácias cadastradas na plataforma.
Os fundadores asseguram que existem farmácias aderentes em praticamente todas as comunidades autónomas da Espanha e cerca de dez mil pessoas inscritas.
Para acessar, o paciente deve solicitar o cadastro na plataforma Médizin e fornecer informações como nome, telefone, medicamento, duração do tratamento e horário que deve tomá-lo.
A partir daí, a central fará os atendimentos. Também é possível adicionar um serviço adicional gratuito que inclui um lembrete para quando se aproxima a data para solicitar uma nova receita ou para verificar as tomadas.
Com informação do jornal El País