Mulher seus exames estão em dia?

Manter os seus exames em dia e consultar seu médico periodicamente são medidas essenciais para manutenção da sua saúde e bem-estar. Mulher, não deixe de fazer seu check-up, você precisa estar bem para cuidar da família, trabalho, faculdade, marido, casa, crianças e além, você entendeu, não é?

O Outubro Rosa alerta sobre a importância de fazer o autoexame de mama. Mas a saúde da mulher precisa ser cuidada durante o ano todo.

Muitas das doenças que atingem as mulheres são silenciosas, por isso é preciso estar sempre investigando ao menor sinal de dor ou desconforto.

Manter a saúde da mulher em dia significa prevenir doenças de fácil detecção.

Focando no positivo separou os cuidados importantes que você precisa colocar na sua rotina.

A importância da prevenção

As mulheres apresentam peculiaridades relacionadas a vários âmbitos da saúde e atravessam períodos diferentes ao longo da vida, o que exige a necessidade e o hábito de realizar avaliações preventivas periódicas.

A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação.

Nos principais sistemas de saúde por todo o mundo, a prioridade tem sido o cuidado com a saúde reprodutiva, com foco na atenção ao pré-natal e parto.

Mas é importante também destacar outros cuidados, como a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Realizar um check-up médico periódico possibilita a detecção precoce de diversas doenças silenciosas.

Check-up!

Com tantas atividades muitas mulheres acabam sobrecarregadas, acumulando mais tarefas do que conseguem fazer e deixam de seguir a rotina médica, mas essa manutenção é fundamental para a saúde da mulher.

Mantenha seus exames em dia, solicite ao seu médico um check-up com exames de rotina só para ter certeza de que está tudo bem.

Mas é mais importante ainda consultar com um ginecologista para ter certeza que está tudo bem. E se não estiver, o diagnóstico precoce pode facilitar o tratamento.

Em ambos os casos as informações obtidas através dos exames também servem para criar metas de hábitos mais saudáveis de vida, mantendo uma boa alimentação e realizando atividades físicas. Então, solicite exames de sangue de rotina e para avaliar uma possível existência de condição adicional na sua saúde.

Ginecologia é basicamente a especialidade responsável pela saúde da mulher, visite todo o ano. Foto: reprodução Internet

Ao realizar um check-up é possível identificar as chances de desenvolvimento de doenças e, a partir daí, buscar tratamento precoce dos riscos identificados.

O check-up, deve conter uma boa avaliação médica, assim como uma pesquisa de informações relevantes relacionadas aos hábitos de vida, antecedentes de saúde, histórico de doenças na família, além de outras características que podem ser ambientais e até profissionais.

A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. Foto: reprodução Internet

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos. As mulheres e homens devem ficar atentas as sinais e sintomas:

*Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

*Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

*Alterações no bico do peito (mamilo)

*Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

*Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

É importante que observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Exames a fazer todo ano, se ligue!

Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética todos os anos a partir dos 40 anos de idade.

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

*A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama a partir dos 40 anos de idade

*A ultrassonografia das mamas normalmente é indicada em conjunto ou após o exame de mamografia para avaliação adicional.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.

A confirmação diagnóstica do câncer de mama só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia.

O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Foto: reprodução Internet

*O preventivo é um exame simples, rápido e que não causa dor. É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. 

A recomendação é a de que seja realizado anualmente, não esqueça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *