Músicos venezuelanos batem o recorde Guinness de maior orquestra do mundo

Uma energia especial emanou na praça de honra da Academia Militar da Venezuela, localizada em Caracas, no sábado 13/11. Enfim havia chegado para O Sistema, 47 anos depois de sua fundação, a oportunidade de bater o novo recorde Guinness de “maior orquestra do mundo” e foi conseguido.

O evento, realizado como uma nova homenagem ao seu fundador o falecido músico José Antônio Abreu, reuniu 12.000 crianças, jovens e adultos, músicos de todos os cantos dos 24 estados do país, para fazer história com a interpretação da Marcha Eslava de Tchaikovsky.

No sábado 20/11 O Sistema divulgou em seu Instagram o feito. “8.573 músicos venezuelanos, batemos o recorde, conquistamos o título de maior orquestra do mundo”.

O anterior recorde, foi registrado em 2019 em São Petersburgo, Rússia, por uma orquestra de 8.097 músicos.

O que é O Sistema?

O Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela, também conhecido como “O Sistema”, constitui um programa estatal fundado em 1975 pelo falecido maestro José Antonio Abreu, sob a presidência de Carlos Andrés Pérez, que deu acesso à educação musical para milhares de crianças das classes populares.

Atualmente, O Sistema possui 443 núcleos e 1.704 módulos que atendem a mais de 1.012.077 meninas, meninos, adolescentes e jovens em sua maioria de estratos sociais de baixa renda, que são assimilados ao estudo da música.

 Eles gostam de aprender arte, executam repertórios de música erudita e popular, e foram inseridos em um sistema de formação pessoal e coletivo no qual são instilados valores sociais, morais e espirituais.  

O Sistema fundado em 1975 pelo falecido maestro José Antonio Abreu, sob a presidência de Carlos Andrés Pérez, deu acesso à educação musical para milhares de crianças das classes populares

O corpo docente é composto por 5.021 professores, distribuídos nos 24 estados da Venezuela, formando uma complexa e sistemática rede nacional de orquestras e corais juvenis e infantis.

O Sistema serviu de inspiração para vários projetos em dezenas de países, é berço de grandes nomes, como Gustavo Dudamel, diretor musical da Ópera de Paris e da Filarmônica de Los Angeles.

 “Esta experiência venezuelana causou um grande impacto cultural e social, especialmente em países que buscam reduzir seus níveis de pobreza, analfabetismo, marginalização e exclusão em sua população infanto-juvenil, bem como naquelas nações que historicamente cultivam as artes musicais”, divulgou O Sistema.

O virtuosismo musical e a alegria reinou entre todos os integrantes dessa macro orquestra

Uma execução brilhante e cheia de esperança

Naquele sábado 13/11 os seis diretores convidados convergiram para o grande palco para enfrentar o desafio.

Eles foram Naileth Castro, do Amazonas; Enluis Montes Olivar, da Portuguesa; Diego Luzardo, de Miranda; Urielis Arroyo, de La Victoria (Aragua); e com eles María Gabriela Hernández e Andrés David Ascanio Abreu representando o Distrito Capital, divulgou El Sistema.

Esses jovens músicos são exemplo e orgulho da Venezuela. Seus currículos são repletos de realizações e de grandes responsabilidades. Eles mostraram que a idade não é uma limitação na música.

Na praça de honra da Academia Militar 12 mil músicos dispostos em grandes fileiras de estantes musicais seguiam as indicações de afinação de seus instrumentos, antes do início do concerto.

O evento reuniu crianças, jovens e adultos, músicos de todos os cantos dos 24 estados do país, para fazer história com a interpretação da Marcha Eslava de Tchaikovsky

A Venezuela bate o recorde da Rússia?

Durante os 12 minutos de duração da Marcha de Tchaikovsky, 260 auditores da empresa KPMG observaram se cada músico respeitava as regras para o novo recorde, como se não compartilhavam instrumentos e que todos tocassem por, pelo menos, cinco minutos.

O diretor Diego Alfonso Luzardo Antúnez começou seus estudos musicais aos 4 anos de idade

Depois da empolgação de terem passado na primeira prova os músicos continuaram com o repertório: Te Deum de Marc-Antoine Charpentier; Merengue do dedo indicador de Carlos Medrano; Venezuela de Herrero e Armenteros; Aleluia de Handel; e Alma Llanera de Pedro Elías Gutiérrez; encerrando com as notas emocionantes do Hino Nacional da Venezuela.

Antes de receberem os aplausos finais, os músicos ofereceram um bis, cantando Alma Llanera novamente, enquanto o céu se vestia de cores com uma chuva de fogos de artifício.

O dia do Recorde Mundial do Guinness foi histórico e representa uma nova oportunidade para praticar a missão de proteger as crianças e os jovens que fazem parte do Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela, cujo órgão dirigente é a Fundação Musical Simón Bolívar.

Antes de receberem os aplausos finais, os músicos ofereceram um bis, cantando Alma Llanera

O que é um título Guinness World Recorde?

Cada título de recorde deve atender a todos os critérios a seguir. Eles devem ser:

*Mensurável – Pode ser medido objetivamente? Qual é a unidade de medida? Não aceitam aplicativos com base em variáveis subjetivas. Por exemplo – beleza, bondade, lealdade.

*Quebrável – O recorde pode ser quebrado? Os títulos devem estar abertos a serem desafiados.

*Padronizável – O recorde pode ser repetido por outra pessoa? É possível criar um conjunto de parâmetros e condições que todos os desafiantes possam seguir?

*Verificável – O pedido pode ser comprovado? Haverá provas precisas disponíveis para provar que ocorreu?

*Baseado em uma variável – O recorde é baseado em um superlativo e medido em uma unidade de medida?

*O melhor do mundo – Alguém mais fez melhor? Se a sugestão de recorde é nova, então O Guinness World Records definirá um requisito mínimo desafiador para se vencer

O Guinness World Recordes avalia todos os novos títulos de recorde contra valores de integridade, respeito, inclusão e paixão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *