O que fazer com tanto lixo plástico?

Todos os anos, os americanos geram cerca de 42 milhões de toneladas de plástico. E, no entanto, apenas 9% disso é reciclado, em parte porque a infraestrutura de reciclagem nos Estados Unidos não consegue acompanhar a produção de plástico do país, mas também porque alguns plásticos simplesmente não podem ser reciclados.

Foi com a missão de oferecer um futuro sustentável para o plástico que surgiu a Byfusion, startup sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos divulgou o site Fast Company.

Fundada em 2017, a empresa desenvolveu um sistema que transforma o plástico descartado em um material resistente chamado byblock, que pode ser usado em construções.

A meta da startup é reciclar 100 milhões de toneladas de resíduos até 2030. 

O sistema Blocker da ByFusion transforma 100% dos resíduos plásticos em ByBlock – um material de construção "verde" e econômico. Foto:Byfusion

O processo

Para fazer o byblock, o primeiro passo é encontrar o plástico. A ByFusion colabora com as operações de limpeza dos oceanos para coletar resíduos.

Em 2020, atuou como parceira do Project Kaisei, que retirou mais de 100 toneladas do material do Oceano Pacífico.

A firma usa uma combinação de vapor e compressão para moldar todos os tipos de plásticos, mesmo não recicláveis. O plástico é triturado, aquecido e fundido em blocos de construção padrão chamados ByBlocks. Medem 40 cm x 20 cm x 20 cm e pesam 10 kg cada.

Conforme  a reportagem da Fast Company a produção não utiliza produtos químicos e gera 41% menos emissões de gases de efeito estufa do que os blocos de concreto.

“22 libras de plástico fazem um bloco de 22 libras. Você [pode] literalmente comer seu almoço, jogar [o plástico restante], fazer um bloco e enfiá-lo na parede. Sem nenhum desperdício:”, diz Heidi Kujawa, que fundou a ByFusion em 2017.

A meta da startup é reciclar 100 milhões de toneladas de resíduos até 2030 disse Heidi Kujawa que fundou a ByFusion. Foto: ByFusion

Os blocos são 10 quilos mais leves e mais duráveis do que os blocos de cimento ocos. Eles podem ser revestidos com qualquer tipo de material ou deixados expostos, mas como os plásticos são suscetíveis à luz solar, os projetos ao ar livre teriam que ser revestidos com tinta transparente ou combinados com outro material resistente às intempéries.

Diversos usos

Os blocos podem ser usados para construir qualquer coisa, desde cercas e muros de contenção até terraços públicos, pontos de ônibus, muros de contenção, paredes de som e galpões.

A empresa também vende móveis feitos a partir do material, como uma floreira e um conjunto de mesa de centro.

Productos Byblock.  Foto: ByFusion

Os byblocks são feitos inteiramente de plásticos recicláveis e não recicláveis, mas as verdadeiras estrelas são as máquinas patenteadas usadas para fazê-los.

Chamadas de Blockers, essas máquinas pesadas são alimentadas com montes de plástico que são espremidos em blocos – sem necessidade de classificação ou limpeza.

A Byfusion quer estimular que mais pessoas usem o material e, para isso, disponibilizou o sistema de fabricação de blocos para empresas de gerenciamento de resíduos, governos e corporações ambientalmente conscientes em todo o mundo.

Parque no Idaho/EU. O lixo plástico dos moradores foi transformado em blocos para a construção do parque. Foto: ByFusion

Em 2019, a ByFusion fez uma parceria com o programa Hefty EnergyBag e a cidade de Boise, Idaho, EUA que pediu a seus moradores que separassem seus plásticos difíceis de reciclar.

 Apenas 20% dos moradores obedeceram, mas o esforço ainda rendeu cerca de 30 toneladas de sacolas plásticas e recipientes de fast-food. Eles foram transformados em blocos de construção, alguns dos quais foram usados ​​em um parque local.

Foto: ByFusion

Objetivo

A empresa instalou uma unidade de produção completa em L.A., onde pode processar 450 toneladas de plástico por ano, com mais 12 Blockers em andamento em todo EUA.

Até o momento, a empresa reciclou 103 toneladas de plástico, com o objetivo de reciclar 100 milhões de toneladas até 2030 (cerca de um quarto da produção anual de plástico dos EUA).

ByFusion já fez parceria com várias cidades, incluindo Boise, Idaho, e Tucson, Arizona.

Blockers também estão disponíveis para aluguel, a partir de US$ 280.000 por ano.

O objetivo final? Vender máquinas Blocker para todas as cidades nos EUA e no exterior, ajudando os municípios a controlar seus resíduos plásticos e transformá-los em material de construção.

Lixo plástico transformado em material de construção. Foto:Byfusion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *