Patrimônio da Humanidade no Brasil (III) maravilhas naturais

Focando no positivo apresenta o terceiro (III) trabalho da série Patrimônio Culturais da Humanidade no Brasil.

Os Patrimônios Mundiais, como também são chamados, podem ser prédios, monumentos, cidades inteiras ou paisagens. Eles são divididos entre Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto.

Já apresentamos em dois artigos alguns dos patrimônios culturais e neste você poderá apreciar os patrimônios naturais e misto no Brasil.

De acordo com o Iphan, são declarados patrimônios naturais as formações físicas, biológicas e geológicas preservadas. São lugares em que a proteção ao meio ambiente, ao patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade e às populações tradicionais ganham atenção especial.

No Brasil são sete os patrimônios naturais e um misto listados pela Unesco.

I- Patrimônios Naturais

1- Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Assentado sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu tem valor ambiental e uma beleza natural incomparáveis.

Seu reconhecimento pela Unesco como Patrimônio Mundial deve-se à importância dos remanescentes de Mata Atlântica e pelo espetacular conjunto das quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu, um dos recantos turísticos mais visitados do país.

Entre os muitos animais que habitam o parque estão várias espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo amarelo, e outras bastante raras, como a jacutinga, o gavião-real e o papagaio-de-peito-roxo. 

2-Costa do Descobrimento (BA e ES)

Reserva de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento recebeu o título de Patrimônio Natural Mundial em 1999 pelo imenso valor à ciência e à preservação de ecossistemas.

A região abriga os remanescentes mais preservados de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil e está dividida em duas áreas: uma ao norte do Espírito Santo, entre Regência e Conceição da Barra, e outra ao sul da Bahia, entre Prado e Una.

3- Mata Atlântica (PR e SP)

O trecho da Mata Atlântica que vai da Serra da Jureia, em São Paulo, até a Ilha do Mel, no Paraná, foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1991 e Patrimônio Mundial em 1999.

 À época que europeus chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica se estendia por 17 estados brasileiros, correspondendo a 15% do território nacional.

Após 500 anos de ocupação, atualmente, o bioma está reduzido a apenas 7% – sendo que sua maior parte contínua está no trecho que vai de São Paulo ao Paraná.

4-Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)

São seis milhões de hectares, uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade, com importantes exemplos de ecossistemas de várzea, florestas de igapó, lagos e canais que formam um mosaico aquático em constante mudança. Por ali, vive, por exemplo, a maior variedade de peixe elétrico do mundo.

O Complexo de Conservação da Amazônia Central é formado pelo Parque Nacional do Jaú (patrimônio desde 2000), as reservas Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e o Parque Nacional Anavilhanas (patrimônio desde 2003), todos no Estado do Amazonas.

5-Ilhas Atlânticas Brasileiras (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha, onde estão algumas das melhores praias do Brasil, e o Atol das Rocas foram declarados pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial em 2001. A beleza da região chama atenção, mas seu reconhecimento é pela riqueza aquática, importante para a reprodução e alimentação do atum, bem como de espécies de tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos.

Das ilhas na região, Fernando de Noronha também é a que possui as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas e de variadas e exóticas espécies de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais.

A Reserva Biológica do Atol das Rocas, único atol no Atlântico Sul, serve como local de desova e refúgio para muitas espécies marinhas. As águas rasas também fornecem habitat para organismos bentônicos (como corais, esponjas e algas), representando um repositório importante para a manutenção da biodiversidade para a bacia do Atlântico Sul inteiro.

6- Área de Conservação do Pantanal (MT e MS)

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal foi inscrito pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, compreendendo o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense as Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê.

O Panatanal é o maior sistema inundado contínuo de água doce do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida silvestre.

7-Áreas de Conservação do Cerrado (GO)

O Cerrado é um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. É por isso que os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001.

Em meio ao cerrado do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um paraíso cercado de cachoeiras e cânions, onde a força das quedas d’água presenteia os viajantes com revigorantes banhos de energia.

Há milênio o Cerrado serve de refúgio para várias espécies durante períodos de mudanças climáticas, sendo vital para a manutenção da biodiversidade do Brasil e do mundo.

 

II- Patrimônio Misto (cultural e natural)

Patrimônios mistos são aqueles reconhecidos tanto pelo seu valor cultural, quanto pela riqueza natural. No Brasil, há um único lugar listado pela Unesco como Patrimônio Misto.

1-Paraty e Ilha Grande (RJ)

Paraty e Ilha Grande em Agra dos Reis no Rio de Janeiro, formam o primeiro sítio misto do Brasil, reconhecido tanto pelo seu valor cultural quanto natural.

O local listado como Patrimônio Mundial abrange um território de quase 149 mil hectares, contemplando o Centro Histórico de Paraty, o Morro da Vila Velha, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Praias isoladas, vegetação intacta, encontro da água do rio com a água do mar, lindas montanhas e aldeias indígenas que transformam fibras naturais em artesanato, foram fundamentais para a conquista do importante título.

Na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis, são mais de 187 ilhas em um território preservado. A área abriga um sistema de comunidades tradicionais que misturam cultura e biodiversidade.

A cidade de Paraty tem um importante acervo arquitetônico. O centro histórico é protegido com enormes correntes para impedir a circulação de automóveis e a arquitetura colonial da cidade é considerada a mais perfeita do país, com muitos casarões e igrejas dos séculos 18 e 19. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *