Pneu feito de casca de arroz e óleo de soja roda 500 mil km

A Goodyear apresentou ao público, durante a CES 2023 – evento de tecnologia que aconteceu em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro – um pneu composto por 90% de materiais sustentáveis.

O pneu da Goodyear, que é feito a partir de óleo de soja e cascas de arroz, promete ter a capacidade de rodar até 500 mil quilômetros.

O novo pneu, chamado de Eaggle go, tem em sua fórmula 17 ingredientes em 12 componentes diferentes, incluindo carbono negro, óleo de girassol, resina de pinheiro, borracha natural (para substituir a derivada do petróleo), poliéster reciclado de garrafas e sílica de cinzas das cascas de arroz.

Soja. Foto: Divulgação

De acordo com um comunicado, o novo produto passou “em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da Goodyear”. A expectativa é que ele esteja disponível comercialmente ainda neste ano.

Pneu fabricado no Brasil

O novo pneu será produzido no Brasil e, segundo a empresa, “faz parte dos esforços de desenvolvimento e inovação da Goodyear para a formatação de um futuro mais sustentável”.

A utilização do óleo de soja na fabricação do pneu é estratégica, já que ele ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em caso de mudanças de temperatura. Seu uso colabora na redução de produtos à base de petróleo.

Óleo de soja
Casca de arroz

O fabricante garante que o pneu sustentável oferece maior economia de combustível e reduz a emissão de carbono

Ao usar o óleo de soja nos pneus, a empresa encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.

Já a casca de arroz – que normalmente é descartada e colocada em aterros sanitários – é utilizada pois, a partir dela, obtém-se a sílica, ingrediente que melhora a aderência e ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Até mesmo o poliéster utilizado no novo modelo não é à base de petróleo. A alternativa sustentável foi adotar resinas biorrenováveis de pinheiro. O produto tem ainda um potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono

Eagle Go dispensa derivados do petróleo Foto: Divulgação Goodyear

“Nosso objetivo é introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel,vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear. 

Com informação do Motor Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *