Recicla, Galera: concientização e renda no Festival de Parintins

A segunda edição do projeto “Recicla, Galera” está trazendo uma nova perspectiva para o 56º Festival Folclórico de Parintins, combinando música, diversão, consciência ambiental e geração de renda.

O projeto tem como objetivo promover um festival mais sustentável, incentivando os moradores locais e os turistas a dar destinação correta aos resíduos recicláveis gerados durante e após o festival. Uma das metas é destinar cinco toneladas de resíduos para a reciclagem.

Como funciona?

Localizado na Praça da Liberdade, o Espaço Sustentável “Recicla, Galera” concentra atividades ambientais e uma equipe que fornece orientações sobre a separação correta dos resíduos e a importância da reciclagem.

Além de conscientizar e engajar os participantes sobre a gestão dos resíduos, os visitantes são convidados a vivenciar experiências dos espaços temáticos, de exposições e instagramáveis.

O Espaço Sustentável “Recicla, Galera” funciona como central de coleta, destinação e triagem dos resíduos.

O visitante não apenas aprende sobre a destinação correta dos resíduos recicláveis, mas também se diverte e ganha brindes. As atividades são realizadas por agentes da Sema e por universitários voluntários da Fametro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que são parceiros da iniciativa.

O artesão Diego Castro esteve no Espaço. Ele produz móveis com materiais recicláveis e reafirma a importância da iniciativa, para ampliar o engajamento da população à causa. “Esse espaço diversifica o quão importante é o momento não só de se divertir, mas também fazer aquela interação com a natureza, e fazer a reciclagem, não só de latinha ou de plástico, mas também de diversos materiais que nós podemos reutilizar como recursos para que nós possamos gerar emprego e renda não somente aqui na cidade, mas em todo lugar”, ressaltou.

O local começou a funcionar na segunda-feira (26/06) e, por meio de diversas atividades interativas e informativas, demonstra como pequenas ações individuais podem ter um impacto significativo no meio ambiente.

Causa ambiental

O projeto “Recicla, Galera” promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e Coca-Cola Brasil, concentra as ações de sustentabilidade tornando-se um dos pilares do Festival de Parintins, ao lado da Cultura e do Turismo.

“A gente sabe do desafio que é para Parintins fazer a gestão de resíduos sólidos, com o aumento do número de pessoas na cidade durante o período. O que nós queremos é entregar um Festival que abrace a causa ambiental tanto nas suas toadas e alegorias como também, e principalmente, na prática do dia a dia da festa, tendo os brincantes, os moradores, catadores e tricicleiros como protagonistas”, destacou o secretário de estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Renda

Os resíduos recicláveis, quando corretamente destinados, podem gerar renda para a população e impactos positivos para o meio ambiente.

Em três dias de funcionamento já foram coletadas mais de 2,4 toneladas de materiais recicláveis – entre plásticos, papel, papelão, vidro e metais. Os materiais foram coletados dos Ecopontos do “Recicla, Galera”.

As estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e estão espalhadas por toda a cidade. Acesse o mapa com a localização ecopontos no link

Disputa de reciclagem

O local estará aberto até a noite do dia 2 de julho e conta com outras ações que fazem parte do projeto. Uma delas é a pesagem dos resíduos da disputa entre os itens 19 dos bois.

O bumbá da galera que mais destinar corretamente materiais para reciclagem durante os três dias de festa receberá um prêmio de R$ 20 mil para investir em ações de sustentabilidade na agremiação, além do título de Campeão Sustentável do 56º Festival Folclórico de Parintins.

Mudança de comportamento

 A iniciativa do Espaço Sustentável vai além da coleta de resíduos durante o festival. Ela busca inspirar mudanças de comportamento, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem e incentivando práticas sustentáveis também fora do evento.

Para a Coca-Cola Brasil, patrocinadora oficial do festival há 27 anos, o “Recicla, Galera” reforça o compromisso da empresa em criar iniciativas que gerem impacto nas comunidades em que atua.

Além de coletar resíduos durante o festival, a iniciativa do Espaço Sustentável busca inspirar mudanças de comportamento, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem e incentivando práticas sustentáveis também fora do evento.

“O projeto é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins. Juntos, por meio do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade”, reforça Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.

AGORA ME DIZ

Você já reciclou resíduos?

Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião. E nos acompanhe também no Instagram @focandonopositivo.  

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *