Curitiba (PR) recebeu o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo em 2023, reconhecimento do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes). Este é o terceiro ano consecutivo que a capital paranaense é a única cidade da América do Sul selecionada para o Top 7.
A premiação foi entregue durante o ICF Global Summit 2023, realizado em Nova Iorque (Estados Unidos).
“Ano após ano, temos mostrado como Curitiba se diferencia das demais cidades, sendo pioneira em serviços que estimulam o pensamento inovador como caminho para o futuro. Somos cidade e comunidade inteligente, que sabe que a inovação só vale quando ela se transforma em processo social”, comemorou o prefeito Rafael Greca.
Representando Greca, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, recebeu o troféu durante a cerimônia de entrega.
TOP 7
As 7 principais comunidades inteligentes de 2023 são:
- Cidade inteligente de Binh Duong, Vietnã
- Coral Gables, Flórida, EUA
- Curitiba, Paraná, Brasil
- Região de Durham, Ontário, Canadá
- Grande Geelong, Victoria, Austrália
- Hilliard, Ohio, EUA
- Costa do Sol, Queensland, Austrália
Segundo o ICF, as comunidades mais inteligentes do mundo representam modelos de transformação econômica e social no século 21.
Exemplificam as melhores práticas em implantação e uso de banda larga, desenvolvimento da força de trabalho, inovação, inclusão digital e defesa que oferecem lições para regiões, cidades e vilas em todo o mundo, traçando novos caminhos para a prosperidade duradoura de seus cidadãos, empresas e instituições.
Méritos
O cofundador do ICF, Louis Zacharilla disse durante o evento “o grupo de 2023 é talvez o grupo mais maduro e diversificado de comunidades Top7 que tivemos no programa ICF Awards. A maioria trabalha há anos nos seus programas digitais e de aceleração e obteve progressos históricos para as suas nações”.
Sobre Curitiba a ICF destacou seu compromisso de aceitar apenas empregadores não poluentes e o desenvolvimento de um espaço industrial repleto de espaços verdes a tornaram uma das cidades mais sustentáveis do Brasil e um destino atraente para empresas inovadoras e talentos de ponta.
Hoje, a água potável chega a 100% e o saneamento a 93% da população, e a cidade oferece uma gama de serviços ainda raros em nações de mercados emergentes: redes municipais de saúde, educação e creches, bibliotecas de bairro e instalações desportivas e culturais perto de terminais de transporte de massa .
Mais de 25% dos seus trabalhadores trabalham em empresas de alta tecnologia e esse número continua crescendo.
A cidade também desenvolveu o impressionante programa Fala Curitiba, impulsionando o envolvimento cívico de todos os seus 75 bairros e envolvendo os cidadãos na elaboração de orçamentos e planos de desenvolvimento.
O Fala Curitiba, criado em 2017 e com 88,8 mil participações em 2023, entre reuniões presenciais, formulários online e preenchidos no Fala Curitiba Móvel e o programa de educação e conscientização de preservação do meio ambiente da Família Folhas
Curitiba continua expandindo um nível já robusto de conectividade para sua população, ao se tornar a cidade com maior penetração 5G em todo o Brasil.
Processo classificatório
Na primeira fase, seleciona as 21 comunidades – bairros, cidades, regiões ou estados – mais inteligentes do mundo.
Na sequência, uma nova rodada de avaliações afunila para o Top7, que este ano foi anunciado na segunda quinzena de junho e seguiu para a fase final, com análises quantitativas, qualitativas e visitas aos locais.
Nos dias 28 e 29 de agosto, o auditor do ICF Doug McCollough esteve em Curitiba para fazer sua avaliação para a premiação do Intelligent Community Forum e foi recebido pelo prefeito Rafael Greca que, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, apresentou alguns dos projetos curitibanos que colocaram a cidade em destaque como comunidade inteligente global.
Em dois dias de agenda intensa, McCollough conheceu projetos e programas municipais que contribuem para tornar Curitiba referência em “Comunidade Inteligente”: visitou a Pirâmide Solar de Curitiba; a construção do Bairro Novo do Caximba; o coworking público Worktiba; o Cine Passeio; a Muralha Digital; a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; as Ruas da Cidadania; um dos nove Espaços Empreendedor; o Fab Lab do Cajuru; um Farol do Saber Inovação; o projeto Empregotech 40+.
Também conversou com a população e conheceu atores do ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão, como a startup unicórnio madeiramadeira, a aceleradora Habitat Senai, o Lactec e a Fundação Araucária, e do Centro de Realidade Estendida da PUCPR.
McCollough e a esposa, Angela, visitaram, ainda, pontos turísticos da cidade, como o Bosque do Papa, Memorial Polonês, Memorial Paranista, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Museu do Olho, Mercado Municipal, Jardim Botânico.
Fotos: Prefeitura de Curitiba