Uma jornada pelo passado heroico da Lapa

Imagine uma cidade onde cada esquina conta uma história, onde o passado está vivo em cada monumento e onde a natureza e a cultura se encontram em perfeita harmonia. Esse é o cenário que encontramos na Lapa, Paraná.

A equipe de Focando no positivo estive lá para explorar seus tesouros históricos, nos maravilhar com suas belezas naturais e saborear sua rica gastronomia. Agora, convidamos você a embarcar conosco nessa viagem, enquanto revelamos tudo o que faz da Lapa um destino imperdível para quem deseja viver a história de perto.

Fundada em 1769, a 70 km de Curitiba, na região dos Campos Gerais, retrata o Brasil do século XIX, a cidade teve sua origem com a passada dos tropeiros na região, os quais foram muito importantes para a economia do país.

Importância para o Brasil

Ao caminhar pelas ruas da Lapa, é impossível não sentir o peso da história que permeia cada canto da cidade. O que mais nos impressionou foi o papel crucial que a Lapa desempenhou durante o Cerco da Lapa, em 1894, um momento decisivo da Revolução Federalista.

Visitamos a Casa da Memória e o Museu Histórico da Lapa, onde pudemos ver de perto documentos, objetos e relíquias que nos transportaram de volta ao final do século XIX.

É emocionante estar em um lugar onde a bravura dos defensores da cidade foi tão marcante que ecoa até hoje.

Explorar o Centro Histórico da Lapa foi como viajar no tempo. Cada construção, meticulosamente preservada, nos contou um pedaço da história da cidade.

Ficamos particularmente encantados com a Igreja Matriz de Santo Antônio, que com sua arquitetura colonial simples, nos envolveu em uma atmosfera de paz e reflexão.

Também visitamos o Theatro São João, que, para nossa surpresa, ainda hoje oferece uma programação cultural ativa.

O cerco da Lapa

Não poderíamos deixar de mencionar o Panteão dos Heroes, onde homenageamos os combatentes do Cerco da Lapa.

A guarnição militar lapiana, composta por 639 soldados e alguns voluntários, enfrentou mais de 3000 soldados federalista chamados de “Maragatos” e resistiu bravamente.

Foram derrotados só depois que o seu comandante, General Carneiro, morreu devido a ferimentos da batalha.

Diz a lenda que suas últimas palavras foram: “Resistência, resistência… Resistamos camaradas, porque nós, soldados, não temos direitos, mas apenas deveres a cumprir, e os deveres de um soldado resumem-se em um único, queimar o último cartucho e depois morrer”.

O famoso Cerco da Lapa durou 26 dias e assim as forças de Floriano Peixoto tiveram tempo suficiente para se reforçarem em Itararé – SP, onde impediram que os revoltosos chegassem a capital, o Rio de Janeiro.

Localizada bem em frente ao Panteão dos Heróis, sob a mira dos canhões que participaram do cerco da Lapa, a Casa Lacerda serviu de quartel general das forças lapianas durante o cerco da Lapa.

Foi justamente na primeira sala da casa que foi assinada a ata de rendimento dos lapianos, após a morte do General Carneiro.

A casa é toda mobiliada com móveis da época e assim como no Museu Histórico, para conhecer a Casa Lacerda, é preciso utilizar um chinelo especial.

Sentimos uma conexão profunda com a história do Brasil ao pisar nesse solo sagrado.

As belezas naturais 

Além de sua rica história, a Lapa nos surpreendeu com sua natureza exuberante. Passamos uma tarde explorando o Parque Estadual do Monge, onde caminhamos por trilhas cercadas de mata nativa e desfrutamos de vistas deslumbrantes da região. 

Tivemos a oportunidade de relaxar em meio aos campos da serra, com suas paisagens tranquilas, rios e cachoeiras, que nos convidaram a uma pausa revigorante.

Sabores

Claro que nossa experiência na Lapa não estaria completa sem nos deliciarmos com a culinária local. O virado lapeano foi uma experiência gastronômica inesquecível, uma verdadeira explosão de sabores que nos conectou diretamente à tradição dos tropeiros. 

Nos restaurantes e cafés da cidade, muitos deles situados em charmosos casarões históricos, provamos doces caseiros, pães artesanais e o tradicional café paranaense, preparados com o carinho que só a hospitalidade lapeana oferece.

Se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir no Instagram: @focandonopositivo

Fotos e vídeo: @dulce_rodriguez_jornalista

Prefeitura da Lapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *